Fortaleza sediará maior cúpula internacional de transporte sustentável

O prefeito Roberto Claudio participou, na última quarta-feira (15), de reunião com a diretora no Brasil do Instituto de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Clarisse Cunha, e a diretora de Planejamento da MOBILIZE, Nora Peña. Na pauta do encontro, a organização da MOBILIZE 2019, em Fortaleza. O evento será conduzido pela Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza (Cerif) e acompanhado pela Secretária da Pasta, Patrícia Macêdo.

Prefeitura de Fortaleza entrega duas novas estações de carros compartilhados

A MOBILIZE, cúpula internacional de transportes sustentáveis do ITDP, reúne todos os anos profissionais de transporte e desenvolvimento urbano e pesquisadores de classe mundial, para celebrar as melhores práticas e acelerar a implementação de projetos de transporte sustentável. Durante o evento, o ITDP e o Comitê do Prêmio Transporte Sustentável selecionam uma cidade que implementou projetos inovadores de transporte sustentável no ano anterior.

A Prefeitura de Fortaleza ganhou, em 2018, o Prêmio Transporte Sustentável, anunciado durante a cúpula deste ano, em Dar es Salaam, na Tanzânia, e será homenageada em uma cerimônia em Washington, D.C., nos Estados Unidos, em janeiro de 2019, juntamente com a cidade Bucheon, na Coreia do Sul, que ganhou na categoria menção honrosa.

De acordo com o comitê do prêmio, Fortaleza foi a cidade vencedora pela implementação de boas práticas em suas ruas desde 2014, incluindo ruas completas ou divisão equitativa do espaço viário; reduzir o CO2 e aumentar a segurança no trânsito priorizando o transporte público, o ciclismo e a caminhada.

Em 2018, Fortaleza atingiu a meta de 108 Km de corredores de ônibus dedicados, que incluem terminais de ônibus reformados e um sistema de transporte integrado. Além disso, eles entregaram impressionantes 225 Km de infraestrutura cicloviária e sistemas integrados de compartilhamento de bicicletas com transporte público. Os elementos de segurança rodoviária implementados incluem um limite de velocidade reduzido, estradas estreitas para carros, passagens de pedestres elevadas e redesenhos de cruzamentos. Como resultado, as mortes por colisões de tráfego foram reduzidas de 14,66 (por 100.000) em 2014 para 9,71 em 2017.

MOBILIZE SUMMIT

O que torna o MOBILIZE único é a sua estrutura. A cúpula oferece aos profissionais de transporte e pesquisadores de todo o mundo a oportunidade de conhecer a cidade vencedora da STA como um laboratório de aprendizado com lições sobre como implementar projetos de classe mundial.

A interação entre pesquisadores e profissionais promove uma maior alocação global de recursos para as metas de tornar as ruas, os sistemas de transporte e as cidades, os melhores lugares possíveis para as pessoas.

Sobre o ITDP e o Prêmio de Transporte Sustentável

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) é uma organização sem fins lucrativos, constituída em Washington, D.C. em 1985 e sediada na cidade de Nova York. A missão do ITDP é promover o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo.

Todos os anos, o ITDP e o Comitê do Prêmio Transporte Sustentável selecionam uma cidade que implementou projetos inovadores de transporte sustentável no ano anterior.

Estas estratégias melhoram a mobilidade para todos os residentes, reduzem as emissões de poluição de ar e estufa de transporte e melhoram a segurança e o acesso para ciclistas e pedestres.

A cidade vencedora e menções honrosas são homenageadas em uma cerimônia em Washington, DC, em janeiro.

A cidade vencedora hospeda MOBILIZE mais tarde naquele ano. Nete ano, a MOBILIZE será realizada em Dar es Salaam, na Tanzânia.

Dar es Salaam, uma cidade de cinco milhões de habitantes, é uma das cidades que mais cresce no mundo, um importante centro econômico na África Oriental e uma importante cidade portuária no Oceano Índico. No ano passado, a Dar lançou uma série de melhorias transformadoras no trânsito, ciclismo e caminhada, sendo o mais importante deles o sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Dar es Salaam, ou o DART. Estes esforços tornaram a primeira cidade africana a ganhar o prestigiado Prêmio de Transporte Sustentável em seus 14 anos de história.

O DART é um sistema de BRT de alta qualidade e alta capacidade que incorpora o design e os recursos das melhores práticas, e é o primeiro verdadeiro sistema de BRT na África Oriental. A primeira fase da rede foi apoiada pelo Banco Mundial e foi inaugurada em 16 de maio de 2016.

"O Prêmio Transporte Sustentável sempre foi sobre transformação, o comitê está procurando chamar a atenção para a coragem política e as melhores práticas regionais, especialmente em lugares que são frequentemente negligenciados", disse Michael Kodransky, presidente do Comitê do Prêmio de Transporte Sustentável.

“Este projeto é transformador para Dar, e oferece uma fonte de inspiração para outras cidades africanas, onde novos sistemas de transporte estão sendo planejados. Estamos entusiasmados em promover no próximo ano o excelente trabalho que a Dar realizou e reunir especialistas de todo o mundo para ver em primeira mão o que eles realizaram”.

"O DART é um ótimo exemplo do progresso que está sendo feito na região da África Oriental, e o sucesso deste sistema inspirará a replicação", disse Arturo Ardila-Gomez, membro do Comitê do Prêmio de Transporte Sustentável e Líder Global em Mobilidade Urbana.

Vencedores

• 2019: Fortaleza, Brazil
• 2018: Dar es Salaam, Tanzania
• 2017: Santiago, Chile
• 2016: Yichang, China
• 2015: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, and São Paulo, Brazil
• 2014: Buenos Aires, Argentina
• 2013: Mexico City, Mexico
• 2012: San Francisco, United States
• 2012: Medellin, Colombia
• 2011: Guangzhou, China
• 2010: Ahmedabad, India
• 2009: New York City, United States
• 2008: Paris, France
• 2008: London, England
• 2007: Guayaquil, Ecuador
• 2006: Seoul, South Korea
• 2005: Bogota, Colombia

Saiba mais sobre a MOBILIZE SUMMIT