Partidos do golpe, PSDB e MDB, têm 4% da preferência do eleitorado

O golpe foi desnudado e apesar do ataque jurídico-midiático que enfrenta diuturnamente, o PT tem 24% da preferência do eleitorado. É o que aponta uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23). De acordo com o levantamento, numericamente, esse é o maior índice desde maio de 2014, quando o partido registrou 23%.

Parlamentares golpistas - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os partidos que se uniram para articular o golpe, PSDB e PMDB, têm apenas 4% da preferência do eleitorado, 20 pontos percentuais ao do PT.

Partidos como PDT, PSB, PSOL e PSL aparecem com 1% da preferência do eleitorado.

Porém, a campanha da anti-política produziu seus efeitos. Entre os entrevistados, 52% disseram que não tem e não consideram nenhum dos partidos. Outros 6% apontarem nomes e referências.

Região

O PT registrou 34% da preferência do eleitorado na região Nordeste. No Norte, a preferência pelo partido foi de 32%. No Sul, 17%. No Sudeste, 20%. E no Centro-Oeste, 17%.

Já o PSDB teve maior preferência do eleitorado no Sudeste e no Centro-Oeste. Em ambas as regiões, a legenda teve 6%. No Norte, o PSDB ficou com 4%. No Sul, com 3%. No Nordeste, com 2%.

O MDB alcançou 7% da preferência do eleitorado no Centro-Oeste e no Norte. No Sul e no Nordeste, o partido registrou 4%. No Sudeste, 3%.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 8.433 pessoas em 313 cidades brasileiras nos dias 20 e 21 de agosto. O índice de confiança é de 95%.