Crescimento do trabalho doméstico encobre falta de políticas do Estado

E momentos de crise, o trabalho doméstico e de cuidados realizado majoritariamente por mulheres é considerado essencial para o desenvolvimento da economia do país, segundo estudo realizado pela organização Oxfam Brasil.

Trabalho doméstico traz sobrecarga a mulheres

O relatório destaca que em momentos de crise econômica, o trabalho de cuidar que deveria ser respaldado por políticas públicas acaba por ficar sob a responsabilidade das mulheres.

"São nesses momentos que se acentuam esse diagnóstico sobre o tema dos cuidados porque ele não é um tema conjuntural, ele é um tema estrutural porque inclusive tem a ver com o tipo de sociedade que queremos para o futuro e tem a ver com o futuro que queremos,com cultura e com o papel do Estado de ser provedor de políticas públicas essenciais para que as mulheres possam se inserir no mercado de trabalho em melhores condições", afirmou a economista Marilane Teixeira, autora do estudo.

"O estudo tem um pouco o sentido de explicitar isso, com a perspectiva de que a sociedade assuma o tema dos cuidados como uma política pública e como responsabilidade de homens, mulheres e do Estado", justifica Marilane, doutora em desenvolvimento econômico e pesquisadora na área de relações de trabalho e gênero.

Ela ressaltou também que a separação feita entre a produção econômica do trabalho doméstico e a sua reprodução social, como a ausência de remuneração adequada, é "conveniente" ao próprio sistema capitalista.

"As crises, os ajustamentos, são feitos com base no trabalho gratuito das mulheres", aponta a autora, recomendando o investimento na saúde e educação como uma forma para superar a desvalorização e precarização do trabalho doméstico.