Liderança do PCdoB Dalva Stela morre em BH; comunistas se despedem
Em nota, o Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) informou na noite desta quarta-feira (5), o falecimento de um dos seus membros, Dalva Stela Rodrigues de Carvalho que está sendo velada na manhã desta quinta-feira (6) na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Publicado 06/09/2018 14:24

Dalva tinha 72 anos, estava ainda na ativa, mas havia sido internada na semana passada para uma cirurgia simples, devido a complicações em que foi vítima, teve falência múltipla dos órgãos e faleceu na noite desta quarta-feira.
A comunista também integrava a comissão executiva do PCdoB de Minas Gerais e era filiada no Partido desde 1972. Cirurgiã dentista, trabalhava atualmente na administração do governo do Estado.
Eleita para o Comitê Central desde o 13º Congresso, em 2013, Dalva havia presidido o comitê municipal da Capital, Belo Horizonte, e teve vários outros cargos de direção dentro do PCdoB no estado. Já presidiu a Companhia Urbanizadora e foi secretária da Administração Regional Leste da Prefeitura de Belo Horizonte.
Dirigentes do PCdoB e amigos lamentaram a perda da camarada e se despediram com mensagens e declarações ressaltando a trajetória de luta de Dalva.
O secretário nacional do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu lembrou que a dirigente foi eleita em julho para a Comissão de Controle do Comitê Central, “por ser esse exemplo de seriedade e compromisso com nossos ideias e objetivos, e ao mesmo tempo de intensa graça e humanidade”, escreveu.
“Dalva Stela, camarada e amiga que brilhava estrelas no sorriso, de tanta convicção revolucionária e generosidade, de tanta firmeza e disciplina de precisão, de tanta paixão pela vida e amor pelas pessoas e pelos/as camaradas”, lamentou Alemão.
Dilermando Toni que militou ao lado de Dalva na clandestinidade deixou uma emocionante mensagem para a companheira de luta: “Nesta hora curvo-me respeitosamente diante da militante abnegada, absolutamente decidida, firme e fiel, da amiga de mais de 50 anos, que foi Dalva Stela Rodrigues. Seus sonhos são imortais e serão realidade um dia!”