Manuela vai ao TSE contra notícias falsas

A candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad, Manuela D'Ávila (PCdoB), entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na madrugada deste domingo (23), por conta de ameaças que tem recebido, após a publicação de fake news a associando ao atentado contra o postulante Jair Bolsonaro. Manuela pede à corte que a divulgação da notícia falsa seja esclarecida e os responsáveis encontrados e punidos. Diante das ameaças, ela solicita ainda que a Política Federal cuide de sua segurança.

manuela e haddad em florianópolis - Reprodução

“O que levamos ao conhecimento do TSE, na madrugada de ontem, com certo grau de urgência, é que há algumas redes que divulgaram conteúdo – que desconfio que sejam amplamente financiadas, porque quem trabalha com internet sabe que não se tem alcance espontâneo de milhares de pessoas de um minuto para outro, sem o auxílio de robôs e, portanto, sem dinheiro – que dizia que eu teria articulado, veja o absurdo, o atentado a Jair Bolsonaro, portanto motivando um conjunto de ameaças físicas a mim. De maneira irresponsável, alguém articulou e financiou o espalhamento dessa notícia falsa pelas redes”, disse a candidata a vice.

As agressões a Manuela ocorreram apesar de a Polícia Federal já ter anunciado que Adélio Bispo, que esfaqueou Bolsonaro em Juiz de Fora (MG) em 6 de setembro, agiu sozinho. A candidata classificou como uma “assustadora irresponsabilidade” o compartilhamento do conteúdo mentiroso. “Mais que combater as notícias falsas, precisamos identificar a origem do dinheiro que financia a amplitude dessas notícias”, defendeu.

De acordo com Manuela, boatos sempre existiram, mas eles agora são amplificados. “É preciso saber quem paga porque isso coloca em risco a democracia. As pessoas tomam decisões baseada em mentiras e é um absurdo que os eleitores hoje decidam assim”, criticou.