Ibope: Temer tem pior avaliação desde início do governo

O que já estava ruim para Michel Temer, piorou. De acordo com pesquisa Ibope, contratada pela Confederação nacional da Indústria (CNI), o nível de insatisfação com o seu governo aumentou. De junho para setembro, o número de pessoas que considera a atual administração ruim ou péssima subiu de 79% para 82%, dentro da margem de erro da pesquisa. Essa é a pior avaliação desde o início de seu mandato, em 2016.

Temer implode Brasil - Reprodução da internet

A parcela da população que considera o governo como ótimo ou bom manteve-se em 4%.
O percentual dos que confiam no presidente passou de 6% para 5%, enquanto o percentual dos que não confiam mantém-se em 92%.

Quanto à maneira de governar do presidente Temer, a aprovação oscilou de 7% para 6%. A taxa de desaprovação, por sua vez, variou de 90% para 92%, também dentro da margem de erro da pesquisa.

A insatisfação com o governo Temer cresceu de maneira significativa nas regiões Sul e Norte/Centro-Oeste, entre junho e setembro. Na primeira verifica-se um aumento de 9 pontos percentuais entre os que avaliam o governo como ruim ou péssimo, com o percentual alcançando 82%. No Norte/Centro-Oeste cresceu de 73% para 81%. Na região Sudeste, sobiu de 77%, em junho, para 81%, em setembro, no limite da margem de erro. Já na região Nordeste, verifica-se um recuo de 89% para 83%, em setembro.

O percentual de desaprovação da maneira de governar do presidente Michel Temer cresceu de maneira significativa entre os respondentes com 55 ou mais anos de idade, passando de 81% para 87%, entre os levantamentos de junho e setembro. Ainda assim, este grupo continua sendo o que melhor avalia governo Temer e sua maneira de governar. Esse grupo também é o que apresenta menor percentual dos que não confiam no presidente Michel Temer (86%) e dos que avaliam seu governo como ruim ou péssimo (75%).

A popularidade do governo Temer caiu mais entre os entrevistados com ensino médio completo e educação superior, entre junho e setembro de 2018. Os percentuais dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo sobem, respectivamente, 5 e 6 pontos percentuais nesse grupo de entrevistados. Além disso, entre aqueles com ensino médio completo, o percentual dos que não confiam no presidente é 94% e entre os com educação superior é de 96%, o mais alto entre os estratos por grau de instrução

A pesquisa CNI/Ibope também apresenta a avaliação da população quanto à atuação do governo em nove áreas. As política e as ações do governo federal são reprovadas por, pelo menos, 79% dos entrevistados.

A maior taxa de desaprovação é para a área dos impostos, que desagrada a 92% dos brasileiros, seguida da taxa de juros (89%), do combate ao desemprego (89%), da saúde (89%) e da segurança pública (87%). Os percentuais de desaprovação oscilaram positivamente para quase todas as áreas avaliadas.

Segundo a pesquisa, o percentual da população que considera o governo Temer pior que o de Dilma Rousseff variou de 63% para 60%, enquanto os que consideram a atual administração melhor do que a anterior oscilou de 9% para 7%. Em relação ao restante do mandato do presidente Michel Temer, 75% dos entrevistados consideram que será ruim ou péssimo – em junho, a parcela foi de 74% – e os que consideram que será bom ou ótimo permaneceu em 5%.