Flávio Dino: 'Bolsonaro é possuído por um ethos fascista'

O governador reeleto pelo Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou em entrevista ao Jornal GGN que fortalecer o diálogo com o povo será decisivo na reta final do segundo turno da eleições presidenciais.

flávio dino

“O Bolsonaro e aqueles que o cercam são possuídos por um ethos fascista. Os eleitores estão sendo na verdade vítimas”, analisou o governador, enfatizando que a maioria da população está desesperançada, mas não compactua com o discurso de ódio presente na campanha de Jair Bolsonaro (PSL).

“Nós precisamos dialogar muito fortemente com a sociedade e não estigmatizar ninguém, manter os braços abertos”, salientou Flávio Dino, reforçando que o debate de ideias será o caminho para “recuperar essa maioria da cidadania brasileira para um projeto verdadeiro de desenvolvimento nacional”.

Sobre os plano de governo nesse segundo mandato, Flávio disse que manterá o foco na educação. “Nosso objetivo é colocar a educação do Maranhão entre as 10 melhores do Brasil”, disse.

No primeiro mandato, segundo ele, o governo investiu fortemente na área, em ações que vão desde a valorização dos professores, que hoje recebem o maior salário do Brasil, passando pela gestão participativa na escolha dos gestores escolares, eliminando a indicação política, até a melhoria de infraestrutura das escolas, que agora também são em tempo integral.

O resultado foi a elevação do IDEB, antes em queda, mas que atualmente apresenta o terceiro melhor índice de desenvolvimento da educação básica no Nordeste, atrás apenas do Ceará e de Pernambuco.

“Conseguimos sair da 22ª posição para a 13ª e esses resultados, em termos nacionais, também se revelaram em outras áreas: saúde, segurança pública”, afirmou.

Na saúde, o governo maranhense promoveu a regionalização por meio de oito hospitais de referência, ampliando em 50% o número de leitos. Na segurança, o aumento de policiais, viaturas e armamentos que tiraram São Luís da lista das 50 cidades mais violentas do mundo.

A gestão foi aprovada pela população que reelegeu Flávio Dino com 59,29% dos votos válidos no primeiro turno, derrotando Roseana Sarney.

De acordo com Flávio Dino, a transparência com o eleitor elevou a confiança e garantiu a renovação do mandato.

“Conseguimos mostrar uma forma diferente de governar, com muita transparência administrativa. Só isso já é uma distinção bastante aguda em relação ao que havia anteriormente, ao mesmo tempo conseguimos resultados”, salientou.