Presidente da China destaca promoção dos direitos humanos no país
O presidente chinês, Xi Jinping, prometeu manter o caminho de desenvolvimento dos direitos humanos que se encaixa no contexto chinês e promove o desenvolvimento humano abrangente.
Publicado 11/12/2018 14:39
O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), deu as declarações em uma carta de congratulações a um simpósio que celebra o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos nesta segunda-feira (10) em Beijing. Na carta, Xi chamou a declaração de um documento significativo na história da civilização humana e reconheceu seu impacto profundo no desenvolvimento da causa dos direitos humanos em todo o mundo.
Segundo o presidente da China, os chineses trabalharão com as pessoas de outros países para defender os valores comuns da humanidade, que são a paz, o desenvolvimento, a igualdade, a justiça, a democracia e a liberdade, para salvaguardar a dignidade humana e os direitos, de modo a promover uma governança global mais justa, sólida e inclusiva dos direitos humanos e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Observando que o PCCh sempre toma como meta o desenvolvimento humano, Xi disse que centenas de milhões de chineses tiveram suas vidas melhoradas desde a fundação da República Popular da China em 1949, particularmente nas últimas quatro décadas de reforma e abertura.
O país tem combinado o princípio da universalidade dos direitos humanos com a realidade dos tempos modernos e permanece comprometido com um caminho de desenvolvimento dos direitos humanos que se encaixa no contexto chinês, enfatizou o presidente. Segundo ele, a China adere à visão dos direitos humanos focada no povo, considera os direitos à subsistência e ao desenvolvimento como direitos humanos primários e básicos, e trabalha para o desenvolvimento coordenado dos direitos econômicos, políticos, sociais, culturais e ambientais do povo.
Xi também pediu que as pessoas que trabalham no campo de pesquisa dos direitos humanos façam maiores contribuições em prol das diversas civilizações humanas e da causa dos direitos humanos do mundo.
Ao ler a carta no simpósio, Huang Kunming, chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do PCCh, pediu um estudo cuidadoso e uma implementação de suas instruções. O evento teve a participação de cerca de 150 pessoas, incluindo funcionários e acadêmicos do campo dos direitos humanos.