Bancadas do PCdoB-BA tomam posse na Assembleia e na Câmara Federal

As bancadas do PCdoB da Bahia na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) e na Câmara Federal tomaram posse, na manhã desta sexta-feira (01/02), em Salvador e em Brasília, respectivamente. Foram empossados os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, na Câmara, e os estaduais Olivia Santana, Fabrício Falcão, Bobô e Zó, na Assembleia.

A bancada comunista na AL-BA com o presidente Davidson Magalhães (Foto: Luciana Oliveira/ Ascom Fabrício)

O presidente estadual, Davidson Magalhães, esteve presente na posse dos deputados estaduais e destacou, na ocasião, a importância da ampliação da bancada, que, nesta legislatura, ganha mais um mandato, com a chegada da deputada Olívia Santana. “A bancada que toma posse é a maior da história da atuação do Partido Comunista na Bahia”, comemorou.

Estreante no Legislativo estadual, Olívia afirmou se sentir honrada pelo fato de o seu mandato representar o aumento da bancada comunista, o que significa mais força de atuação do partido na Casa. Para ela, é preciso, agora, que haja um maior cuidado com o PCdoB na Assembleia, de modo que a bancada consiga ter uma presença diferenciada, ao longo dos próximos quatro anos.

“Ser parte desta bancada pra mim é importantíssimo. O partido saiu fortalecido e nós temos que cuidar do partido aqui na Assembleia Legislativa, para que a gente se destaque, tenha visibilidade. O PCdoB contribui com o governo de Rui Costa, com o compromisso efetivo com as causas sociais. Um partido que chega para transformar a sociedade e não para se adequar ao que está aí”, afirmou Olívia Santana.

O veterano Zó, que chega ao segundo mandato, destacou as dificuldades políticas do momento, que é, segundo ele, “de inversão de valores e de retirada de direitos”, mas garantiu que a bancada comunista está otimista. “Nós vamos estar firme nesta luta, com a orientação do nosso partido, com a experiência que a gente tem. Com certeza, o Brasil e a Bahia vencerão tudo isso que foi posto”, disse.

Bobô, que também tomou posse para o segundo mandato, aproveitou o momento para agradecer pela oportunidade de mais uma vez representar os baianos e baianas na Assembleia. “É hora de comemorar [pela posse], mas já vamos começar a trabalhar para continuar a melhorar a vida dos baianos, com a mesma energia e o mesmo compromisso do primeiro mandato”, afirmou.

Presença na Mesa

Após a posse dos deputados e deputadas estaduais, houve na Assembleia a eleição para a nova Mesa Diretora. O PCdoB estará presente na nova gestão da Assembleia, com a eleição do deputado Fabrício Falcão para a 3ª vice-presidência da Casa, que recebeu 59 votos, dos 63 deputados votantes.

O deputado já integrava a Mesa na legislatura anterior e, nesta reeleição, renovou o compromisso. “É com muita alegria e um profundo sentimento de compromisso que assumo mais uma vez uma função na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa”, disse Fabrício.

O PCdoB ainda saiu vitorioso com a eleição do presidente Nelson Leal (PP), apoiado pelo partido. “Tenho certeza de que o novo presidente da Casa, o deputado Nelson Leal, fará uma excelente gestão, de muito trabalho e bons projetos para nossa Bahia”, finalizou Fabrício Falcão.

De Salvador,
Erikson Walla