Eleito presidente da Câmara, Maia defende diálogo

 “Nós teremos muitos desafios. A Câmara precisa de modernização na relação com a sociedade, nos nossos instrumentos de trabalho, para que a gente possa ficar mais perto dos cidadãos. Precisamos modernizar as nossas leis, simplificá-las, e fazer as reformas de maneira pactuada”, disse o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) que vai ocupar pela terceira vez consecutiva a Presidência da Câmara dos Deputados. Ele foi eleito para o biênio 2019-2020.

Plenário - Richard Silva/PCdoB na Câmara

 Numa votação em primeiro turno, Maia se elegeu com 334 votos contra outros seis candidatos que concorreram como avulsos: Fábio Ramalho (MDB-MG), que teve 66 votos; Marcelo Freixo (Psol-RJ), com 50 votos; JHC (PSB-AL), com 30 votos; Marcel Van Hattem (Novo-RS), com 23 votos; Ricardo Barros (PP-PR), com 4 votos; e General Peternelli (PSL-SP), com 2 votos.

Rodrigo Maia foi candidato oficial do bloco PSL, PP, PSD, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PTB, PSC e PMN. No entanto, contou com o apoio de partidos de esquerda como o PCdoB e PDT.

"Meu perfil é de equilíbrio, capacidade de diálogo, de conversar com todas as correntes políticas e ideológicas. Vivemos um momento de radicalização, o Parlamento vai ser a Casa que vai trazer essa radicalização a um ponto de equilíbrio”, disse Maia à Agência Brasil.