Parlamentares rechaçam condenação de Lula

Uma nova condenação de Lula, desta vez por obras de empreiteira num sítio de Atibaia (SP) que não lhe pertence, ganhou repercussão imediata nas redes sociais e no Congresso Nacional. O líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva (SP), disse que é sempre o mesmo método batido.

Lula Livre

“Começa a crescer a campanha internacional em solidariedade ao ex-presidente, que pode ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz, tiram uma condenação às pressas do bolso da toga. Mais uma vez, na falta provas, valeu a convicção”, criticou Orlando.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), classificou o episódio como escandaloso. Segundo ele, às vésperas do Supremo Tribunal Federal (STF) se preparar para julgar o princípio da presunção da inocência há uma decisão de primeiro grau que se precipitou em condenar o ex-presidente. “A sanha persecutória a Lula parece não ter fim”, disse.

Para a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) a condenação de Lula por sítio em Atibaia é injusta e com provas fracas. “Não espanta que fizeram de tudo para retirá-lo das eleições em 2018 e agora seguem no lawfare, rompendo o Estado democrático de direito e as garantias individuais”, afirmou.

A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, diz que a perseguição a Lula não para. “Uma segunda condenação a jato foi proferida, exatamente quando cresce a possibilidade de Lula ser Nobel da Paz. Na memória do povo e na história, Lula será sempre maior do que seus carrascos”, destacou.