Carnaval de todos os ritmos foi a marca da folia no Maranhão
No Maranhão, o Carnaval é sinônimo de todas as cores, todas as expressões e todos os ritmos! A programação oficial da folia em São Luís contou com 267 apresentações em 12 palcos, e teve um elemento que já é marca registrada do carnaval maranhense: a diversidade de ritmos.
Publicado 05/03/2019 21:42
Para o cantor e pesquisador brasileiro Tião Carvalho, que se apresentou na sexta-feira ( 1º), em São Luis, a característica do carnaval maranhense precisa ser preservada.
“Eu vejo no Maranhão uma riqueza muito grande. É um pedaço do Brasil que concentra toda essa miscigenação de música e de ritmos. Ritmos africanos se misturam com os indígenas, os blocos tradicionais beirando o português, o lírico. Então eu acho que o Maranhão é essa mistura e o carnaval vem mostrando tudo isso”, disse Tião.
“O que eu torço muito é para que isso não se perca, mas cabe a nós todos cuidarmos. O Maranhão precisa disso. É o que faz as pessoas virem de fora para cá para conhecer, eles querem nos ver. Eu acho que é importante que nós acordemos para isso”, ressaltou o artista.
Na programação deste ano, o morador da capital maranhense ou o turista desfrutou de um amplo leque de experiências musicais e culturais como o pagode do grupo Argumento e Samba Di Rua, a mistura de forró de gafieira, xote, baião, maracatu e reggae de Tião Carvalho, a percussão da banda Maratuque Upaon Açu que congrega em si o coco, o afoxé, o boi de zabumba, o sotaque das baixadas, entre outras manifestações populares, o samba e MPB de Vanessa da Mata, Chico César e Flávia Bittencourt; fora os ritmos que são já tradicionais do carnaval representados por vários blocos, trios e bandas.
Independente de qual seja o gênero musical da apresentação do momento, a entrega dos foliões foi total. A expressão “dançar conforme a música” nunca foi tão adequada.
Para o turista Américo Sousa, foi justamente essa particularidade que o levou ao estado. “O Maranhão é plural! O Rio de Janeiro é muito legal, mas o Maranhão me trouxe aqui e eu sou muito feliz nesse lugar”, disse.
“A riqueza cultural desse estado é que faz um carnaval diferente. Para nós, aqui o popular é diferente. É boi, é samba, é pagode, é axé, é tudo misturado no mesmo lugar. O Carnaval maranhense é maravilhoso e a cada momento a mistura de ritmos nos traz uma surpresa. O Maranhão é isso, é surpresa”, completou o turista.
Maria Vitória de Araújo é maranhense e mora no Rio de Janeiro há 48 anos, mas tem um destino certo nessa época do ano
.
“Todo ano eu venho montar o meu presépio e já fico para o Carnaval com o Fuzileiros da Fuzarca, acompanhando ele em todos lugares. Me junto com a minha turma, aproveito essa bateria que é o máximo, é a coisa mais linda do mundo. Enquanto vida eu tiver, estarei aqui”, declarou.