Dino, Haddad, Boulos, Coutinho e Sonia defendem unidade da esquerda

Em Brasília para o Fórum de Governadores, o governador Flávio Dino (PCdoB) divulgou, juntamente com Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Coutinho (PSB) e Sonia Guajajara (PSOL) uma carta em defesa da unidade da esquerda contra o governo Bolsonaro (PSL). A carta destaca a centralidade da questão democrática contra as ameaças ao estado democrático de direito e o risco de retrocesso nos direitos sociais contido na reforma da previdência.

Flávio Dino, Boulos e Haddad divulgam carta pela unidade da esquerda
As lideranças de esquerda avaliam que o governo Bolsonaro já sofre um “rápido e profundo desgaste” e se declaram atentos e mobilizados para evitar os agudos retrocessos. Conclamam a defesa da soberania nacional diante da postura antinacional de Bolsonaro frente aos Estados Unidos, condenam a tentativa de criminalização dos movimentos sociais e afirmam que se justifica a manutenção da prisão do ex-presidente Lula sem condenação transitada em julgado.

Leia a carta abaixo:

Brasília, 26 de março de 2019

Reunidos nesta manhã em Brasília, realizamos um debate sobre o atual momento nacional, especialmente considerando o rápido e profundo desgaste do Governo Bolsonaro. Destacamos alguns pontos para reflexão de toda a sociedade:

1. Estamos atentos e mobilizados para evitar agudos retrocessos sociais, trazidos por esse projeto de Reforma da Previdência, centrado no regime de capitalização e no corte de direitos dos mais pobres.

2. Do mesmo modo, convidamos para a defesa da soberania nacional. Consideramos que por trás do suposto discurso patriótico do atual governo há, na prática, atitudes marcadamente antinacionais, como vimos na recente visita presidencial aos Estados Unidos.

3. Em face da absurda decisão do Governo Bolsonaro de “comemorar” o Golpe Militar de 1964, no próximo dia 31 de março, manifestamos nossa solidariedade aos torturados e às famílias dos desaparecidos. Sublinhamos a centralidade da questão democrática, que se manifesta na defesa do Estado de Direito, das garantias fundamentais e no repúdio a atos de violência contra populações pobres e exploradas, a exemplo das periferias, dos negros e dos índios. Não aceitamos a criminalização dos movimentos sociais, uma vez que eles são essenciais para uma vivência autenticamente democrática.

Nesse contexto, é urgente assegurar ao ex-presidente Lula seus direitos previstos em lei e tratamento isonômico, não se justificando a manutenção de sua prisão sem condenação transitada em julgado.

Por fim, essa reunião expressa o desejo de ampla unidade do campo democrático para resistir aos retrocessos e oferecer propostas progressistas para o Brasil.

Fernando Haddad
Ex-candidato a presidente da República

Guilherme Boulos
Ex-candidato a presidente da Repúblic

Flávio Dino
Governador do Maranhão

Sonia Guajajajra
Ex-candidata a vice-presidente da República

Ricardo Coutinho
Ex-governador da Paraíba