“Golpe de Estado não se comemora”, afirma o filho de Jango

João Vicente Goulart, filho do ex-presidente Jango, participou na quinta-feira (28) da Sessão Solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal em homenagem aos 100 anos de nascimento de João Goulart. Ele lamentou que o centenário de Jango coincida com “um momento difícil de nosso País”.

Joao Vicente - Foto: Hora do Povo

João Vicente criticou o atual governo, que “após 55 anos, tenta descontruir o que a academia e a história já comprovaram”. Para ele, “64 foi um golpe de estado dos mais violentos, que assassinou, torturou e violou os direitos humanos”, acrescentando que golpe de Estado não se comemora, numa alusão à iniciativa de Bolsonaro de comemorar a data da derrubada de Jango.

Na opinião João Vicente, enquanto alguns querem comemorar o golpe, o importante é relembrar as conquistas do povo brasileiro, “não somente relembrando Jango, mas construindo uma nova proposta para enfrentar os desafios e libertar o Brasil”.

O filho de Jango, que disputou a Presidência da República em 2018, disse que é necessário “criar condições, pacificamente, para o povo brasileiro se libertar do mercado financeiro internacional que ameaça os direitos trabalhistas”. Ele também lembrou que esta é a segunda vez que a Câmara do DF homenageia Jango, que já recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, por iniciativa da então deputada Celina Leão.

Todos os participantes do evento aproveitaram para criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro e rechaçaram o golpe militar de 1964, que retirou Jango do poder. Também defenderam a retomada do projeto de construção de um memorial a João Goulart, que tem espaço destinado no Eixo Monumental.