Defesa da aposentadoria dá o tom do 1º de Maio no Brasil

Milhares de trabalhadores saíram às ruas do país no Dia Internacional do Trabalhador para protestar contra a reforma da Previdência tendo como questão central a defesa do direito à aposentadoria. A convocação de uma greve geral para 14 de junho marcou o dia de protestos que uniu todas as centrais sindicais.

1º de Maio - Foto: Guilherme Silva

Milhares de trabalhadores saíram às ruas em todo o Brasil, nesta quarta-feira,  em manifestações alusivas ao 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. As defesa da aposentadoria através da preservação da Previdência Pública e lutando para impedir a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 006/2019), que aumenta o tempo de contribuição e reduz o valor do benefício pago aos aposentados, deu o tom das manifestações em todo o Brasil e uniu, pela primeira vez, centrais sindicais – CUT, CTB, Força Sindical, CGTB, CSB e UGT,Intersindical, CPSP-Conlutas e Nova Central – para realização das atividades deste dia de luta.

Confira os atos realizados no país nesta manhã de 1º de Maio:
 
Alagoas

Milhares de pessoas protestaram na capital Maceió, contra a reforma da Previdência e pelos direitos da classe trabalhadora, com apoio de movimentos sociais e sindicais. A manifestação foi no bairro Ponta Verde.

Bahia

O povo baiano saiu às ruas para participar do Ato Unificado da Classe Trabalhadora, às duas da tarde no Farol da Barra, em Salvador,  ao som de muita música. Foram mais de 10 horas de programação política e cultural encerrada ao som a “Internaciol”, hino que une os trabalhadores de todo o mundo.

Em Feira de Santana, o ato reuniu em comemoração ao Dia do Trabalhador e contra a reforma da Previdência reuniu a sociedade civil, militantes e movimentos sociais. Também houve manifestação contra a reforma da Previdência e eme comemração ao Dia do Trabalho, em Lauro de Freitas.

Ceará 

Na capital, Fortaleza, o ato unificado das centrais sindicais começou às 15h, na Praia de  Iracema. A concentração foi na Avenida Beira Mar, próximo ao espigão da Rui Barbosa.

A cidade de Crato, no Cariri cearense deu no ato dos trabalhadores e das trabalhadoras pelo 1º de Maio e contra a reforma da Previdência no estado. A concentração foi em frente à agência do INSS. Em seguida caminharam até a  Câmara Municipal e terminaram em frente ao prédio da prefeitura da cidade. Já no município de Jaguaribara, a manifestação teve início às 8h da manhã em frente à sede do Sindicato dos Servidores Municipais. Em Ubajara, os trabalhadores rurais e servidores municipais lotaram o auditório municipal para dizer não à reforma da Previdência e nem um direito a menos.

Distrito Federal

Representes de várias centrais sindicais, dirigentes partidários e líderes de entidades do movimento social alternaram suas falas com apresentações culturais na Praça do Relógio, em Taguatinga – cidade integrante do Distrito Federal. Trabalhadores, estudantes e mulheres compareceram ao ato,  que teve início por volta das 10h e foi até o início da tarde. No Distrito Federal também houve um grande ato político-cultural promovido pelo Sindicato dos Professores-Sinpro, que contou com a presença de líderanças políticas e sociais e apresentação da cantora Vanessa da Mata e do cantor Odair José.

Goiás

Em Goiânia, os manifestantes com apoio das centrais sindicais se reuniram na Praça Cívica por volta das 14h . Em seguida, saíram em passeata até a Praça Universitária, onde foi realizado um ato político, seguido de atividades culturais. Os manifestantes enviaram uma mensagem clara,  de que os trabalhadores e as trabalhadoras não aceitam a reforma da Previdência, que só interessa aos banqueiros.

Minas Gerais

Em Contagem, região metropolitana da capital, trabalhadores saíram em passeata pelas ruas da cidade contra a reforma da Previdência, proposta por Jair Bolsonaro.

Paraná

Em Curitiba, capital do estado, os trabalhadores e as trabalhadoras participaram do 1º de maio tendo como pauta principal a luta em defesa da aposentadoria e contra a reforma da Previdência. O dia foi marcado por uma missa seguida de caminhada.

Paraíba

Na capital, João Pessoa, o ato promovido pelas centrais sindicais e pelos movimentos sociais Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, começou às 14h em frente ao Centro de Zoonoses. De lá, os participantes, em protesto contra a Reforma da Previdência, caminharam com cartazes e faixas até o Mercado Público de Mangabeira. A manifestação foi marcada por um ato político cultural que reuniu lideranças dos políticas e sociais, bem como artistas populares
 
Na cidade de Campina Grande, os trabalhadores também saíram às ruas. O ato na  Praça da Bandeira denunciou o desmonte da Previdência proposta por Jair Bolsonaro.

Pernambuco

Sete centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo estiveram presentes neste 1º de Maio unificado, na Praça do Derby, em Recife, com cartazes, faixas, banners e um trio elétrico. Na pauta dos sindicalistas a luta contra a reforma da previdência e suas graves consequências para a classe trabalhadora.

Piauí

Em Teresina, o ato contra a reforma da Previdência teve o apoio de representantes do Movimento dos Trabalhadores da Alemanha e Ação Católica Operária que declararam que a luta deles é igual a luta dos brasileiros e contra a injustiça no mundo. O ato foi realizado pela manhã, na Praça da Integração.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a manifestação teve início pela manhã. Uma imensa faixa com foto do ex-presidente Lula foi estendida, pela Frente Única dos Petroleiros (FUP)  nos Arcos da Lapa. Já na Praça Mauá, foram montadas barracas para a coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência, além de outras atividades organizadas pelos sindicatos e movimentos populares.

Rio Grande do Sul

Na capital, Porto Alegre, manifestantes realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade contra a reforma da Previdência.

Santa Catarina

Para marcar o Dia do Trabalhador em Florianópolis, capital do estado, os sindicalistas começaram o ato no Parque do Maciço do Morro da Cruz. A programação contou com música, uma peça de teatro sobre a Reforma da Previdência, além de um culto ecumênico. Para encerrar, os participantes fizeram uma caminhada na comunidade do Mont Serrat entregando materiais e conversando com os moradores sobre os ataques à aposentadoria que Bolsonaro quer aprovar.

Em Blumenau (SC) também teve ato contra a reforma da Previdência que praticamente impede os trabalhadores de se aposentarem. Em Joinville e região foi realizada a Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora, no Santuário Senhor Bom Jesus de Araquari. No evento foi montada uma tenda da previdência explicar sobre os ataques à aposentadoria e coletar assinaturas contra reforma.

São Paulo

Na capital paulista foi realizado o maior ato e reuniu as principais lideranças sindicais de todas as 10 centrais do país num Vale do Anhangabaú por onde circularam cerca de 200 mil pessoas. 

Em Santos, o ato contra a Reforma da Previdência foi antecipado e ocorreu na noite de terça-feira, 30 de abril. Cerca de 150 pessoas percorrem a orla da praia, no bairro do Gonzaga em direção à  Praça da Independência até a faixa da areia, onde fizeram o velório e enterro simbólico da aposentadoria. O ato foi organizado pelo Sindicato dos Químicos e Fórum em Defesa das Aposentadorias, entre outros movimentos. Em Bauru, a caminhada foi contra a reforma da Previdência e por Lula Livre
 

Sergipe

A população de Aracaju, representantes das centrais sindicais, frentes, movimento sociais do campo e da cidade caminharam no 1° de maio unificado percorrendo o conjunto Augusto Franco e  os bairros Farolândia e Atalaia até os Arcos da Orla. No local foi realizado um ato político e cultural com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência.