Publicado 18/05/2019 15:39
Segundo a matéria, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) emitiu recomendação à mineradora para que a empresa adote "imediatamente" uma série de medidas para orientar a população de Barão de Cocais sobre os riscos do rompimento da barragem de mineração Sul Superior, da Mina de Gongo Soco.
O MPMG foi informado pela própria Vale sobre o iminente rompimento anunciando "uma deformação no talude norte da Cava de Gongo Soco, na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, passível de provocar a sua ruptura, gerando vibração capaz de ocasionar a liquefação da Barragem Sul Superior, levando ao rompimento da estrutura e, por conseguinte, danos sociais e humanos imensuráveis para a região".
O MPMG emitiu uma nota, na qual avisou que a Vale deve avisar a população "por meio de carros de som, jornais e rádios" e apresentar "informações claras, completas e verídicas" sobre a condição da barragem.
A Vale também deverá manter posto de atendimento 24 horas nas proximidades dos centros das cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo com "equipe multidisciplinar preparada para acolhimento, atendimento e atuação rápida e pronta a serviço dos cidadãos". A Vale já revelou que realizaria um simulado de evacuação em Barão de Cocais neste sábado (18), às 15h, informou Agência Brasil.