Em entrevista, Márcio Jerry avalia governo e faz projeção para 2020

Para o deputado, a atual proposta de Reforma da Previdência favorecerá banqueiros, deixando que os mais pobres arquem com a consequências

Para Jerry, após cinco meses, Jair Bolsonaro não foi capaz de estabelecer nenhuma iniciativa adequada, criando uma verdadeira balbúrdia no país - Divulgação
Em entrevista concedida a um canal de TV maranhense, na última segunda-feira (27), o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) traçou um panorama sobre os impactos da aprovação da reforma da previdência, sobre a atual situação do governo Bolsonaro, além de comentar as perspectivas para as eleições de 2020.

Abordando a reforma da previdência, o deputado salientou que não é contrário ao tema, mas que o projeto, como foi apresentado ao Congresso, precisa passar por mudanças. “A proposta de reforma da Previdência de Bolsonaro só é boa para os banqueiros. Ela promete tirar, em dez anos, R$ 1 trilhão dos mais pobres para colocar para os mais ricos. Há muito debate a ser feito e acredito que a sociedade não vai ficar parada assistindo a uma destruição da Previdência Social”, disse.

Para o deputado, o regime de capitalização descrito na proposta defendida por Paulo Guedes, ministro da Economia, fará com que um cidadão entregue, todos os meses, para um banco, um recurso que ele não tem segurança se daqui há algum tempo terá de volta. “O regime de capitalização, implantado em mais de 20 países, foi abolido em quase todos. Na América Latina, ele sobre existe no Chile, país em que há o maior número de idosos miseráveis e o maior número de suicídio de idosos em idade de aposentadoria. Ou seja, existe um desalento absoluto com esse tipo de regime. Temos que pensar no agora e no amanhã”.

Cortes na educação

Tecendo críticas a outras medidas do atual Presidente, Jerry também declarou discordância com os cortes anunciados para a área de educação e apontou que a medida trará graves efeitos ao país.

“O governo Bolsonaro elegeu a educação como inimiga. Não há nenhum país no mundo que tenha se desenvolvido sem a educação. Mas, no Governo Bolsonaro, se corta até bolsa de pesquisa de ponta. Isto é muito grave para a sociedade brasileira e o desenvolvimento do país”.

Governo Bolsonaro

Para ele, após cinco meses, Jair Bolsonaro não foi capaz de estabelecer nenhuma iniciativa adequada, criando uma verdadeira balbúrdia no país.

“Um governo dirigido por um maluco dos Estados Unidos, um tal de Olavo de Carvalho, e por três filhos tresloucados. Um filho senador que, sabidamente, é miliciano e amigo do Queiroz e dos assassinos de Marielle. Um outro, que vive no Twitter o dia inteiro, fazendo balbúrdia na República, e outro, que vive buscando relações com a CIA, o Serviço Secreto Americano. É desse jeito que o Brasil está vivendo, hoje, descendo ladeira abaixo. É um governo sem rumo e que faz aumentar o desalento de milhões de brasileiros”, analisou Márcio Jerry.

Eleições 2020

Ao falar sobre as eleições de 2020, o atual presidente do PCdoB afirmou que o partido tem uma grande responsabilidade em relação ao Maranhão, por ter reeleito um governador que combina mudanças com renovação e geração de oportunidades.

“Fecharemos este ano com diretório do PCdoB nos 217 municípios e nossa meta é disputar com candidatura própria, em alianças com outros partidos, em 120 municípios do estado, incluindo São Luís. Temos legitimidade para participar do processo eleitoral de 2020. Reconhecemos que quem deve conduzir esse processo é o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, nosso líder principal em São Luís, e o governador Flávio Dino, nosso líder principal no Maranhão. Nosso grupo tem um leque de pré-candidaturas e vamos debater e, pelo consenso progressivo, vamos encontrar um bom caminho”.

Confira a entrevista na íntegra neste link https://youtu.be/UVryDqU18tU