Manuela d'Ávila: “O governo de Bolsonaro é um governo da morte”

Manuela Pinto Vieira d'Ávila (Porto Alegre, Brasil, 1981) chega a La Casa Encendida de Barajas com 21 anos de filiação política na mala, incluindo experiência como deputada em dois mandatos no parlamento brasileiro. Desta vez ela não está acompanhada de sua filha, Laura, que viajou com ela durante a campanha das eleições brasileiras de 2018 para a qual esse ativista do Partido Comunista foi à vice-presidência da República junto com o Partido dos Trabalhadores.

Nova Manuela
Confira a entrevista para  Diário de Madri El Salto:

Manuela é também fundadora do “Instituto E se fosse você”, um projeto que visa explicar e combater notícias falsas , cujas consequências ela conhece muito de perto após a campanha eleitoral ser alvo de desinformação, motivo pelo qual o Superior Tribunal Eleitoral do Brasil ordenou Facebook para retirar até 38 páginas de usuários com informações falsas sobre ele e o candidato para a presidência do país pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad.

Ela diz que a maternidade fez dela mais revolucionária do que alguma vez foi e avisa o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro: "É um governo de morte."

A ex-diretora regional da ONU Mulheres Luiza Carvalho disse que Jair Bolsonaro, presidente do Brasil desde 1º de janeiro, não conhecia seu programa na campanha. Sabe-se agora que ele é presidente há seis meses? Qual é o saldo desses seis meses?

De fato, nos últimos 30 anos ele disse exatamente o que iria fazer. Estou com ele há oito anos no Congresso Nacional e ele nunca mentiu sobre quem ele era. Ele sempre disse que defendeu a tortura. Ele sempre disse que defendeu a ditadura militar. Ele sempre falou mal de mulheres e também de homens e mulheres negros. Ele sempre disse que a universidade pública é um espaço onde não há pessoas boas e que isso não é necessário para o país. O governo de Bolsonaro é um governo da morte. O que vemos agora é como esses absurdos podem ser transformados no projeto da extrema direita do governo. Estamos vivendo o necrocapitalismo em sua potência máxima no Brasil.

Que exemplo você pode colocar? Como essas políticas se traduzem na vida das pessoas?

Em qualquer uma das áreas, posso dar exemplos. Nos últimos meses, a legislação sobre armas mudou: agora, basicamente, qualquer pessoa pode comprar armas e até as crianças podem começar a filmar se os pais assim o desejarem. Ele mudou a legislação ambiental e os regulamentos de caça, de modo que tudo o que conseguimos nos últimos anos sobre animais em perigo de extinção, ele mudou. Ele também enviou todos os médicos de profissionais de saúde cubanos que trabalhavam com pessoas pobres em um programa que criamos no governo de Dilma chamado "Mais Médicos", com o argumento de que, como são cubanos, é um programa ideológico.

Temos agora uma legislação no Congresso que eles chamam de "medidas anti-crime", que tem dois eixos. A primeira é legitimar o que a polícia faz com a população, impunemente matando pessoas – no Brasil, temos a polícia mais assassina do mundo. Nessa legislação há também uma mudança no que caracteriza as organizações criminosas, de modo que agora todas as organizações de movimentos sociais podem ser criminalizadas.

E, finalmente, algumas coisas que você talvez já conheça como a reforma previdenciária que põe fim à preeminência pública da aposentadoria e à perspectiva de que as pessoas mais pobres tenham uma aposentadoria. Além disso, há poucos dias universidades foram esvaziadas de verbas, razão pela qual tem havido muita mobilização nas ruas. Então, nós temos menos escolas e isso é a morte. Nós temos mais prisões e isso é a morte. Temos menos proteção ao meio ambiente e isso é a morte. Temos autorização para a polícia matar os pobres e isso é a morte. A extrema direita no Brasil leva ao governo da morte.

Por que os movimentos sociais se incomodam?

Às vezes as pessoas me perguntam "o que vai acontecer no Brasil?" E eu respondo: "O que está faltando no Brasil?" Nós tivemos Lula detido, Marielle morta, temos parlamentares e políticos que não sabem se as pessoas vão nos atacar na rua, porque o presidente encoraja a violência contra nós. E agora há um esforço para mudar a legislação para que eles tentem fazer com que as organizações sociais sejam classificadas como organizações terroristas.

Você culpou as notícias falsas para a chegada de Bolsonaro ao governo. O debate também existe em outros países, sempre com o argumento de que a desinformação beneficia o discurso da extrema direita. O que as notícias falsas têm a ver com a extrema direita?

Tem tudo a ver. Eu acredito que as pessoas não entendem nada. Em primeiro lugar, quando falamos de notícias falsas, não falamos apenas de mentiras. O instituto que eu criei para trabalhar com isso não é um instituto sobre notícias falsas. Por quê? Porque eles não jogam apenas com mentiras, mas trabalham com mentiras e com a construção do ódio social contra o que somos.

Acreditamos que estamos falando de marketing político, que eles usam notícias falsas para fazer marketing como usavam anteriormente a televisão e os jornais. Não, não é isso. O Brasil não possuía legislação de proteção de dados pessoais, como a Espanha não possuía até recentemente. O que significa isto? Quem tem todas as informações sobre nós. E eles não são apenas informações objetivas, como as pessoas imaginam. É possível trabalhar muito com informações objetivas, mas não estamos falando apenas disso.

O que eles fazem é trabalhar com informações subjetivas. Eles conhecem os padrões psicológicos e cognitivos. Eles sabem que se você parou dois minutos na frente de La Casa Encendida, e então você entrar em uma loja e saber que você comprou um casaco como este e você comprar roupas para as meninas. Eles fazem política como ninguém fez isso. No nazismo, a comunicação era feita de uma maneira muito perversa, mas não da cabeça do povo.

No Brasil, houve outro fator importante, que é que as pessoas tinham planos de telefonia móvel com apenas alguns serviços liberados. Em outras palavras, as pessoas não tinham internet, mas tinham Facebook. Então, as pessoas dependiam de uma rede social e não tinham como procurar informações. Desta forma, se você comprar o espaço para colocar uma notícia falsa sobre mim no Facebook, não importa se eu colocar em um site que é uma mentira, as pessoas não têm como deixar o Facebook. E eu não posso entrar na rede da pessoa. Depois, há redes sociais, big data e o uso de tecnologia muito sofisticada … e eles jogam com dados reais de nosso pessoal.
É mais fácil mentir sobre uma mulher do que um homem. É mais fácil mentir sobre um homem negro. Por exemplo, na campanha eleitoral eu era a principal árvore de notícias falsas: uma mulher de 37 anos que entra no segundo turno! Eu tenho que ser louca.

Esses dados e essas tecnologias estão no mercado para todos. Por que a esquerda também não os usa?

Porque é capitalismo. Eles têm o dinheiro, nada está disponível para todos. Os bots (robôs) não estão disponíveis para todos. Eu acredito que a esquerda tem que ter os bots bons. Não só a esquerda, mas todo mundo que tem um compromisso com a democracia e a soberania do povo tem que começar a se envolver em projetos para criar bons bots, aprendendo a identificar notícias falsas e como tirá-los da rede social muito rapidamente. Porque isso é possível. Temos que começar a nos envolver em bons projetos de tecnologia. Nós estivemos em um espaço de idealismo, de acreditar que a internet era simplesmente democrática. E é democrático, mas não é livre, porque não há liberdade no capitalismo.

No Brasil, as mulheres disseram "não" e as pesquisas "sim". A mobilização de milhares de mulheres foi em vão?

Não é um fracasso. As mulheres tiveram as maiores manifestações de movimentos sociais nos últimos anos no Brasil. Que fracasso poderíamos ter se estivéssemos na rua? Estamos na luta, imaginar que, porque não podemos vencer, não tivemos sucesso não é entender que a extrema direita está organizada no mundo. Bolsonaro é um problema muito grande para o Brasil, mas a crise não é brasileira, como diz a direita. Bolsonaro está no Brasil como saída de uma crise que é global e que cada país tem seus bolsonaros, que tem uma aparição na Espanha, outra na França, outra nos EUA. E as mulheres estão envolvidas em todo o mundo por razões muito específicas, em primeiro lugar, porque as saídas econômicas que a extrema direita e da direita liberal propostas são saídas que transformam o estado em um estado menor, e quando há uma privatização de responsabilidades pública, as mais afetadas são as mulheres. As mulheres estão na rua porque querem transformar debates econômicos e sociais em um debate moral. A crise é global e é uma crise do capitalismo que afeta todos os trabalhadores, mas é mais cruel para as mulheres. É por isso que as mulheres estão na rua.

O movimento feminista é um muro de contenção contra as políticas de direita no Brasil e no mundo?

Sim, acho que as mulheres estão servindo como um muro de disputa. Mas, além disso, acho que nas mulheres existem a maneira pela qual vamos tomar o poder para nós mesmos, porque não posso acreditar que estaremos sempre nos atrasando. O movimento das mulheres no Brasil e com muita força o movimento das mulheres negras pode causar a mudança que também temos que fazer no poder. Eu não acho que temos um feminismo que está pronto para mudar para o poder, mas acho que temos que nos envolver e criar um feminismo popular que vai mudar o poder. Essa pode ser a maneira mais doce de responder à extrema direita.

Peço-lhe, como autora da Revolução Laura: reflexões sobre a maternidade & resistência, um livro em que você reflete sobre a maternidade e a política. Ser mãe faz você dar os passos certos nas suas posições políticas?

A maternidade me tornou mais revolucionária do que em qualquer outro momento da minha vida. Eu acho que se a sociedade tenta torná-la mais conservadora é porque a maternidade é exaustiva para uma mulher. Eu amo minha filha, mas se você trabalha 15 horas por dia, não é que você se torne mais conservador, é que você fica morto. Eu tenho condições muito privilegiadas, um parceiro com quem eu compartilho minhas responsabilidades, escola para a minha filha, a opção de levá-la comigo quando eu tenho que trabalhar em todo o país … Eu enfrentei o meu partido e eu disse que não acredito no poder como exerceu os homens. Agora acho que fui conservadora antes da maternidade.