Cid Gomes anuncia que vai entrar com pedido da CPI da Vaza Jato 

O senador Cid Gomes (PDT-CE) anunciou que vai ingressar com o pedido de instalação da Comissão Parlamentar Inquérito (CPI) da Vaza Jato para averiguar os responsáveis pelas gravações e o conteúdo das conversas envolvendo o então juiz Sergio Moro, procurador Deltan Dallgnol e outros membros do Ministério Público e do judiciário.

Por Iram Alfaia

Cid Gomes (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

“Seria uma comissão parlamentar de inquérito para averiguar, investigar e propor medidas para dar mais segurança e garantia ao sigilo das nossas comunicações de um lado e que procure investigar, de forma isenta, quem foram os responsáveis por esse caso e outros especificamente e proponha punições para ele. E, ao mesmo tempo, também investigue se houve com conluio entre o Poder Judiciário, o integrante da magistratura e o Ministério Público”, disse o senador.

O anuncio foi feito no momento em que ele questionava Sergio Moro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (19).

O ex-governador cearense disse que o “conluio” certamente compromete qualquer processo. “Compromete o funcionamento do Estado democrático de direito e a democracia”, disse.

“Não que eu desconfie da palavra de Vossa Excelência, mas da mesma forma que Vossa Excelência citou aí depoimentos de juristas e advogados que dizem que não enxergam na exposição dos fatos divulgados até agora um conluio entre o juiz e a parte interessada, autora da ação, há muitos outros juristas e advogados que dizem exatamente o contrário: que a sua atuação está comprometida”, disse Cid Gomes ao ministro.

“Sim: vários advogados de pessoas condenadas na Operação Lava Jato questionaram as mensagens, questionaram a licitude de tudo. Bem, vamos discutir os fatos: as pessoas têm direito às suas opiniões, mas não têm direito aos seus fatos; e os fatos são aqueles que estão ali, e não há nenhuma irregularidade”, respondeu Moro.