Irã responde à “conduta invasora” dos EUA

Drone violou as normas internacionais ao atravessar as fronteiras iranianas

Drone

As Forças Armadas do Irã asseguraram nesta sexta (21) que enviaram advertências ao avião não tripulado dos Estados Unidos antes de derrubá-lo na quinta-feira (20). A informação é da agência EFE. O subcomandante de uma base de defesa aérea, Kader Rahimi, ressaltou que essas advertências e a rota de voo estão registradas, segundo a televisão iraniana.

Os EUA afirmam que o drone não violou o espaço aéreo iraniano e que foi derrubado em águas internacionais, mas a versão do Irã é diferente. Rahimi disse que o aparelho foi derrubado "como resultado da conduta invasora e a indiferença dos EUA aos direitos de outros países".

O drone violou as normas internacionais ao atravessar as fronteiras iranianas e entrar nas suas águas territoriais, de acordo com Rahimi. O ministro de Relações Exteriores iraniano, Mohamad Yavad Zarif, afirmou  que o aparelho decolou dos Emirados Árabes Unidos "em modo oculto e violou o espaço aéreo iraniano". "Recuperamos os destroços do aparelho militar americano nas nossas águas territoriais, onde foi derrubado", escreveu Zarif na sua conta oficial do Twitter.