Descobertos depósitos de água doce sob o mar

Já se sabia da existência destes depósitos há várias décadas mas não se conhecia a sua verdadeira dimensão. Um grupo de cientistas norte-americanos descobriu uma série de “piscinas subterrâneas” ao longo de 80 quilómetros da costa atlântica, água essa que poderá vir a ser utilizada para consumo. A informação é do jornal português Expresso.

Água - Agência Brasil

A descoberta de reservatórios de água doce debaixo do mar, em locais muito específicos, foi feita há várias décadas mas a sua extensão permaneceu, em larga medida, desconhecida durante todo este tempo. Daí a importância de uma investigação realizada por cientistas da Universidade de Columbia e do Instituto Oceanográfico de Woods Hole (WHOI, na sigla no original), que revelou a existência de várias destas “piscinas subterrâneas” ao longo da costa atlântica dos EUA, numa extensão de cerca de 80 quilómetros.

Segundo os pesquisadores, estes depósitos de água doce encontram-se a 183 metros de profundidade e estendem-se então por centenas de quilómetros, desde New Jersey até Massachusetts, rivalizando com alguns dos maiores aquíferos terrestres. “Já se sabia que havia água doce em locais isolados, mas não conhecíamos a sua extensão”, afirmou Chloe Gustafson, investigador do Observatório Terrestre Lamont-Doherty da Universidade de Columbia, e coordenador do novo estudo, citado pelo site de ciência “Phys.org”. “É possível que estes depósitos se transformem num importante recurso em várias partes do mundo”, acrescentou.

Ainda segundo a pesquisa, a dimensão destes depósitos sugere que eles “estão sendo alimentados” pelo escoamento à superfície terrestre e que podem existir também em outros lugares com uma tipografia semelhante à da costa atlântica. No caso de alguns destes depósitos, a água ali contida tem uma composição que lhe permitirá, e mediante determinados processos, transformá-la em água potável.