No exterior, Moro virou um “herói caído” com “ilusões messiânicas” 

O ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Sergio Moro, segue acumulando cobertura negativa no exterior. O tom geral nas matérias da grande mídia estrangeira é de decepção e indignação com o ex-juiz depois das mensagens reveladas pelo jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.

Moro na mídia estrangeira

O francês Le Monde descreveu “o agora ministro do presidente de extrema direita” como “herói caído da anticorrupção” em título. Já o britânico The Independent, citando a ascensão de Jair Bolsonaro como “legado” da Lava Jato, publicou: “E foi Moro, uma figura partidária de direita com ilusões messiânicas, disposta a acabar com o Estado de Direito em busca de seus objetivos, que desempenhou o papel principal de colocá-lo lá”.

O site americano HuffPost, ao destacar que Moro agora “encara seu próprio escândalo”, fechou extensa reportagem com a avaliação de que “poderia ser um roteiro de Hollywood sobre os perigos do excesso de ambição e de vaidade”.

Ao longo da terça-feira (2), com o ministro evitando confirmar ou negar que a Polícia Federal – que ele controla – está investigando Greenwald, as reações em mídia social foram de choque. Por exemplo, do correspondente do britânico The Guardian na América Latina: “Assustador”.

No fim do dia, a organização Freedom of the Press Foundation soltou nota, dizendo que o cerco do ministro “não é apenas um ataque ultrajante à liberdade de imprensa, mas um grosseiro abuso de poder”. E, em nota conjunta, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos se pronunciaram contra as “ameaças, desqualificações e intimidações” ao jornalista.

Vale lembrar que, além de Moro, as pautas da imprensa estrangeira sobre a Amazônia também são negativas para o Brasil e expõe a má imagem do governo Bolsonaro. No rastro da reportagem de capa do Washington Post de domingo, a CNN destacou que “a destruição da Amazônia se acelera para um campo e meio de futebol a cada minuto”.

E o Guardian levou à submanchete digital uma reportagem envolvendo cinco jornalistas, em São Félix do Xingu, São Paulo e Londres, que levantou “como o enorme setor de carne bovina continua a ameaçar a saúde da maior floresta tropical do mundo”. Concentra-se na AgroSB, “poderoso império agrícola do grupo Opportunity, cofundado por Daniel Dantas”.

Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo