Os 31 anos de luta da Unegro

A União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) completa neste domingo (14) 31 anos ininterruptos de luta e existência da nossa grandiosa.

Unegro

"Parida dos ventres da luta por redemocratização mas herdeira da ancestralidade e das seculares lutas por liberdade, a Unegro articula o necessário e contundente combate incessante ao racismo em todas as suas formas de manifestação com as lutas contra o machismo, Lgbtfobias e a luta pela superação do capitalismo", afirma Ângela Guimarães, presidenta nacional da entidade.

Segundo ela, nesses 31 anos de combate ao racismo a Unegro atuou em articulação com as principais lutas internacionalistas e com o combate às ações genocidas do imperialismo norte-americano, do sionismo, do expansionismo europeu e suas políticas anti imigratórias. Atuou também em defesa da paz, do desenvolvimento e soberania dos países africanos.

E marcou presença na batalha nacional por democracia, políticas de igualdade racial, por emprego, denúncia da necropolítica que resulta no genocídio da juventude negra e feminicídio das mulheres negras, altíssimo encarceramento da população negra e sua exclusão dos espaços de poder. "Com a ascenção das forças neofascistas ao governo federal que aceleradamente implementam um programação de destruição nacional, demolição dos nossos direitos e recrudescimento do racismo,
se multiplicam as nossas responsabilidades com presente e futuro do Brasil", afirma.

Ângela Guimarães conclui afirmando que deseja que cada militante "e o conjunto da nossa jovem entidade" rtenham "garra, disposição, fé, esperança e muita luta pra colocar abaixo a estrutura racista, patriarcal e de classes do Brasil". "Firmes na luta por um Brasil sem racismo e qualquer forma de opressão! Abaixo o racismo, o machismo, as lgbtfobias e o capitalismo", destaca.