Márcio Jerry: “Ao reagir cinicamente, Moro desdenha da Justiça”

Apesar de mais um escândalo que abala a alta cúpula da operação Lava Jato e um dos principais ministros de Jair Bolsonaro (PSL), Moro usou o Twitter para afirmar que não vê nada de mais nos diálogos

Novas denúncias apontam pedido de passagens e uso indevido de dinheiro - Richard Silva
Após a nova leva de revelações dos diálogos promíscuos entre Deltan Dallagnol e os procuradores da Lava Jato, a defesa do afastamento do atual ministro da Justiça, Sérgio Moro ganhou força. Para o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA), a decisão, inclusive, poderia colaborar com a continuidade da Operação.

“Sou grande defensor da atuação do Judiciário, mas essa atuação ilegal e imoral de Sérgio Morou feriu a Lava Jato e fragilizou as necessárias ações contra quaisquer formas de corrupção. Convém um pouco de reflexão de sua parte e afastamento do Ministério da Justiça”, afirmou o parlamentar do Maranhão em um pedido lançado no Twitter.

Na terça-feira (16), o jornal Folha de S. Paulo trouxe a revelação de um diálogo em que Deltan diz a Moro que pediu passagens e hospedagem para sua família no Beach Park, no litoral cearense, para dar palestra anticorrupção, além de comemorar com o então juiz por não ser investigado sobre o assunto. Ontem, a Rádio Band News também mostrou que Deltan quis pagar um comercial na Globo com dinheiro público e pediu a verba para Moro, que concordou com a ideia.

“O Ministro Sérgio Moro tenta disfarçar naturalidade diante das revelações que o desmascaram e o revelam criminoso. Reage cinicamente, desdenhando a Justiça”, completou Márcio Jerry.

Apesar de mais um escândalo que abala a alta cúpula da operação Lava Jato e um dos principais ministros de Jair Bolsonaro (PSL), Moro usou o Twitter para afirmar que não vê nada de mais nos diálogos. “Sou grande defensor da liberdade de imprensa, mas essa campanha contra a Lava Jato e a favor da corrupção está beirando o ridículo. Continuem, mas convém um pouco de reflexão para não se desmoralizarem. Se houver algo sério e autêntico, publiquem por gentileza”, ironizou.

Em meio às polêmicas, foi novamente alvo de crítica ao fazer uso de licença, sem dar maiores esclarecimentos. Paralelo a isto, Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal, exigiu que a Polícia Federal informe se existe alguma investigação contra o jornalista Glenn Greenwald, que deu luz ao caso, publicando os diálogos inicialmente no site The Intercept Brasil.

A investigação contra Glenn, aliás, que feriria a constitucional liberdade de imprensa, foi um questionamento do próprio deputado Márcio Jerry, que também é jornalista, ao Ministro da Justiça em uma sabatina que ele participou na Câmara dos Deputados no dia 2 de julho. Sérgio Moro, porém, se esquivou da resposta.