Tensão amazônica: Garimpeiros invadem aldeia no Amapá e matam indígena

A aldeia indígena Waiãpi, em Pedra Branca do Amapari, no Amapá, foi invadida por um grupo de garimpeiros neste sábado (27). O confronto levou à morte uma liderança indígena. A Polícia Federal foi acionada para controle da invasão, assim como a Fundação Nacional do Índio (Funai). Em turnê internacional, cantor Caetano Veloso gravou um vídeo em apelo às autoridades brasileiras para que intervenham no conflito.

Indígenas Amapá - Reprodução da Internet

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi acionado pelo vereador Jawaruwa Waiãpi, que enviou áudios com pedido de socorro ao senador. “Uma liderança fez contato informando que ocorreu uma invasão dos garimpeiros e assassinaram um cacique”, relatou ao Congresso em Foco o senador. Acuados e com medo de novas retaliações, os indígenas se refugiaram na comunidade vizinha Aramirã, para onde crianças e mulheres foram levadas.

Porém, eles prometem retomar a aldeia caso as autoridades não adotem providências para expulsar os quase 50 garimpeiros da comunidade. “Há potencial gravíssimo de conflitos”, lamenta Randolfe.

O parlamentar alerta para a escalada do ódio e da intolerância após a eleição do presidente Jair Bolsonaro. “O sangue derramado é culpa do governo federal, que ocorre por causa da omissão de organismos de controle”, reprovou. “Quem vive do crime se sente protegido em poder invadir terra indígena.”

Desde janeiro, houve expansão dos focos de garimpo ilegal no Norte, assim como o aumento do desmatamento, como constatou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Defendendo uma política de exploração de mineral em terras indígenas, Bolsonaro vem contestando o trabalho do órgão, como relembra o Congresso em Foco.

Militantes da área, como indígenas e ambientalistas, responsabilizam o governo Bolsonaro pelo avanço da atividade ilegal – verificado em diferentes pontos do Pará e de Roraima – e criticam o afrouxamento das regras de controle e fiscalização.

Da Cidade do México, Caetano Veloso fez um apelo às autoridades brasileiras para que intervenham no conflito. “Sou do 342 Amazônia e o grupo recebeu um grito de socorro dos Waiãpi que estão sendo agredidos e ameaçados por garimpeiros neste momento no Norte do Brasil. E peço as autoridades brasileiras que, em nome da dignidade do Brasil no mundo, ouçam esse grito”, disse o cantor e compositor.

Veja o vídeo gravado por Caetano Veloso: