RJ reinstala frente parlamentar para lutar pela indústria naval 

A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval foi relançada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na segunda-feira (12). Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval), os estaleiros brasileiros empregam atualmente 25 mil trabalhadores. No início dos anos 2010, o setor chegou a ter mais de 80 mil funcionários. Somente o estado do Rio perdeu mais de 25 mil postos de trabalho nos últimos quatro anos.

Frente Parlamentar Indústria Naval

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal), Jesus Cardoso, defendeu investimentos e encomendas para que o setor volte a gerar empregos. Mas também destacou que muitos trabalhadores dos estaleiros que fecharam não receberam, até hoje, suas verbas trabalhistas, em um processo que continua se arrastando na Justiça, sem que os ex-funcionários recebam seus direitos

Já o presidente da frente, deputado Waldeck Carneiro (PT), ressaltou a necessidade de um esforço em conjunto do governo do Estado com os municípios e o Poder Executivo Federal para retomar o crescimento do setor. “Nossa primeira ação vai ser reunir agentes que queiram melhorar o setor para debatermos uma saída para a crise. Antes vamos realizar uma reunião técnica e depois iremos debater o tema em audiência pública ainda em setembro”, afirmou. “O objetivo é contar com deputados federais, vereadores e outros representantes das três esferas de poder.”

Crise na indústria naval

No Estado do Rio, os municípios mais afetados pela crise na indústria naval foram a capital fluminense, Niterói e Angra dos Reis, na Costa Verde. No caso de Angra, o município perdeu a imensa maioria dos empregos no setor. De acordo com a presidente do sindicato dos metalúrgicos do município, Cristiane Marcolino, a cidade já teve mais de 8 mil trabalhadores navais, mas atualmente conta com cerca de 1.800.

O diretor de Engenharia Naval da Marinha, almirante Mário Ferreira Botelho, afirmou que não há uma indústria naval forte sem apoio dos governos. Também estiveram presentes o deputado estadual Paulo Bagueira (SD), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), o deputado federal Paulo Ramos (PDT), o ex-deputado federal Luiz Sérgio (PT) e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão.

Com informações do Sindimetal-Rio e da Fitmetal