Manuela d’Ávila ajuda a convocar ato em defesa da Amazônia

A ex-deputada do PCdoB-RS, Manuela d’Ávila, em adesão ao movimento 342 Artes – união de artistas e ativistas – mobiliza para o protesto em defesa da Amazônia marcado para ocorrer em diversas cidades do país no próximo sábado (24). Inicialmente o atos estão previstos para acontecer em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre, Brasília, entre outras localidades.

Manuela convoca

Em vídeo publicado em suas redes, Manuela afirma que ficou sabendo das manifestações pela internet e conclama todos às ruas no fim de semana "em defesa da Amazônia, denunciando as queimadas que acontecem naquela região há mais de duas semanas", alerta.

Manuela se junta ao movimento e convoca os porto-alegrenses para participar da luta em defesa da Amazônia, às 15 horas, no Parque Redenção, na capital do Rio Grande do Sul.

"Com certeza, nós seremos milhares, denunciando o descaso com a Amazônia, com o nosso país, com o nosso Planeta", completa a liderança.

No Twitter, Manuela responsabilizou também o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e pede a saída dele do comando. "O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do Novo, é um dos responsáveis pelo desmonte dos órgãos de fiscalização ambiental e pelo bloqueio de 95% do orçamento para implementar políticas sobre mudanças climáticas no Brasil. #ForaSalles", publicou a liderança do PCdoB.

Confira as cidades que já organizaram as manifestaçẽos:

Responsabilidades

Desde que assumiu o cargo em janeiro, o presidente da república vem tomando várias atitudes de desmonte da políticas ambientais, como o contingenciamento de recursos dos órgãos de preservação e controle do meio ambiente, e diminuição do poder de fiscalização. Além de “brigar” com países como Alemanha e Noruega que participam com doações ao Fundo Amazônia de preservação da floresta brasileira e que denunciaram a irresponsabilidade do governo brasileiro à ONU.

O desmatamento no Brasil cresceu 88% em junho e 278% em julho na comparação com iguais períodos de 2018, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Mesmo com a Amazônia em chamas, o presidente deu declarações insinuando que as próprias Organizações Não-governamentais que lutam pela preservação do meio ambiente podem ser responsáveis pelas queimadas.

Nesta quarta-feira (21), 118 organizações se uniram para repudir, em nota, as declarações criminosas (de acusar, sem provas) e denunciam, com dados, as responsabilidades do governo federal sobre a devastação ambiental.

Confira o vídeo da Manuela convocando para o ato: