Sakamoto: Pilhagem da Amazônia mostra falso patriotismo de Bolsonaro 

“O patrimônio da Amazônia – que pertence à toda população brasileira e deveria ser explorado de forma racional em benefício da atual e das futuras gerações – vem sendo saqueado por madeireiros, pecuaristas e garimpeiros e seus compradores brasileiros e estrangeiros. O governo não conta, mas a região já está integrada ao capitalismo global. Ou seja, já foi ‘internacionalizada’.”

Por Leonardo Sakamoto

Amazônia - osgemeos

O governo Bolsonaro não é o primeiro a facilitar a dilapidação do bioma amazônico, um dos maiores patrimônios do País, mas certamente tem se mostrado um dos mais competentes. Em oito meses, desautorizou e enfraqueceu a ação da fiscalização ambiental, deu às costas a projetos de desenvolvimento sustentável, atacou instituições e organizações que atuam no monitoramento da devastação, desprezou o conhecimento científico sobre a região, relativizou os direitos dos povos indígenas e demais populações tradicionais, excitou madeireiros, pecuaristas e garimpeiros, dando a eles a certeza da impunidade.

Tudo isso acelerou a curva de desmatamento e degradação da Amazônia, o que chamou a atenção do mundo. Hoje, devido aos protestos em vários países, o governo reclama de um complô internacional contra a soberania brasileira sobre a floresta. Apela ao patriotismo para encobrir a sua própria falta de patriotismo, pois é cúmplice em uma pilhagem que vem sendo realizada das riquezas da região.

O patrimônio da Amazônia – que pertence a toda população brasileira e deveria ser explorado de forma racional em benefício da atual e das futuras gerações – vem sendo saqueado por madeireiros, pecuaristas e garimpeiros e seus compradores brasileiros e estrangeiros. O governo não conta, mas a região já está integrada ao capitalismo global. Ou seja, já foi “internacionalizada”.

Não a hipótese tosca levantada por Emmanuel Macron, nesta segunda (26), de um santuário do planeta. Mas por estar conectada à economia global desde a ditadura militar. De acordo com demandas de outras regiões do País ou do exterior, recursos naturais e energia fluem para fora da Amazônia nos porões de navios, através de caminhões e aviões, em linhas de transmissão – o que não significou, necessariamente, melhora na qualidade de vida de populações tradicionais, camponeses e trabalhadores rurais. Pelo contrário, tem deixado um rastro de desmatamento, assassinato de indígenas, poluição de rios e igarapés, expulsões de ribeirinhos e muito trabalho escravo.

Apenas cabeças tacanhas olham para a Amazônia e veem um monte de madeira, minério e terra. Essas cabeças limitadas podem fazer muito dinheiro agindo como nuvem de gafanhotos, mas ainda assim o montante é menor do que poderíamos ganhar coletivamente se explorássemos a região de forma sustentável. O que inclui pesquisar uma biodiversidade que pode esconder medicamentos e produtos ainda desconhecidos da humanidade. Intensificar a produtividade nas áreas já abertas e apoiar projetos desenvolvidos pelas próprias comunidades. E ganhar com serviços ambientais, uma vez que a floresta de pé imobiliza bilhões de toneladas de carbono que, se forem para a atmosfera, tornarão nossa vida um inferno. E é responsável por ajudar a regular a temperatura do planeta e as chuvas no Brasil.

Qual a melhor demonstração de respeito pelo País? Vestir-se de verde e amarelo e se enrolar em uma bandeira enquanto canta o Hino Nacional em prantos? Exigir que não se fale em desmatamento em nome de um suposto “interesse nacional” que, na verdade, é “interesse dos amigos”, e cobrar que jornalistas escondam o que está acontecendo aqui dentro para “parecer bonito” lá fora? Ou apontar o dedo na ferida quando necessário e exigir que o governo pare de beneficiar um pequeno grupo de brasileiros e estrangeiros, passando a agir, enfim, como se administrasse uma República?