Cientistas divulgam manifesto a favor do Acordo para Alcântara
Integrantes da comunidade acadêmica do Maranhão divulgaram manifesto público favorável à aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas firmado entre o Brasil e os Estados Unidos
Publicado 11/09/2019 14:13

Integrantes da comunidade acadêmica do Maranhão divulgaram, nesta quarta-feira (11), um manifesto público favorável à aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) firmado entre o Brasil e os Estados Unidos, que atualmente tramita no Congresso Nacional.
No documento, reitores e outros nomes da Academia registraram apoio ao desenvolvimento da política aeroespacial brasileira e à nova possibilidade de utilização comercial do Centro Espacial de Alcântara. De acordo com os signatários da carta pública, o AST aponta condições de elevar o papel do Brasil no contexto global, a partir de uma “inserção soberana do Brasil, reparando pendências sociais com as comunidades quilombolas e assegurando investimentos permanentes em politicas públicas”.
Nele, os docentes ainda apontam o protagonismo do Estado na criação de cursos como de Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestrado na área em outras instituições e a possibilidade de formação de obra qualificada para atuar na Base alcantarense.
Para o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA), a manifestação corrobora a importância do projeto. “Esta é mais uma demonstração do alcance do Acordo e dos benefícios que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia poderá trazer à cidade de Alcântara, ao Maranhão e a todo o Brasil”, comentou.
O texto foi assinado pelos reitores da UFMA, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Estadual da Região Tocantina (UemaSul), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovações (SECTI) do Maranhão, David Telles.
CONFIRA O MANIFESTO NA ÍNTEGRA:
MANIFESTO EM APOIO À APROVAÇÃO DO ACORDO DE SALVAGUARDAS TECNOLÓGICAS BRASIL-EUA
Nós, integrantes da comunidade acadêmica do Maranhão, nos manifestamos favoravelmente à aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas Brasil-EUA, celebrado em 18 de março de 2019 e em tramitação na Câmara dos Deputados.
O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) abre a possibilidade de utilização comercial do Centro Espacial de Alcântara, com elevado mercado potencial no mundo. Cria, ainda, a possibilidade de retomada de uma política aeroespacial em condições de elevar o papel do Brasil no contexto global.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instituiu o curso de graduação em Engenharia Aeroespacial. Há também, hoje, o mestrado em Rede de Engenharia Aeroespacial formado pela UFMA, UFRN, UFPE e UEMA, o que uniu o Centro de Lançamento de Alcântara ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e à unidade do INPE no Rio Grande do Norte. Portanto, formação de recursos humanos de alta qualidade adequado à nova realidade que pode surgir a partir do incremento das atividades em Alcântara.
O Brasil tem uma grande oportunidade de avançar na área espacial. O AST será benéfico a esse objetivo. É necessário, contudo, que se organize uma modelagem de negócios para o Centro Espacial de Alcântara, respeitando a inserção soberana do Brasil, reparando pendências sociais com as comunidades quilombolas e assegurando investimentos permanentes em politicas públicas e no incremento da ciência e tecnologia no Maranhão a partir de recursos oriundos das atividades comerciais.
Nossa manifestação ao Congresso Nacional pela aprovação do AST e muito especialmente à Bancada Maranhense.
Nair Portela – Reitora da UFMA
Gustavo Costa – Reitor da UEMA
Roberto Brandão – Reitor do IFMA
Jhonatan Almada – Reitor do IEMA
Elizabeth Nunes Fernandes – Reitora UEMASUL
Professor Doutor Allan Kardec – Pró-reitor UFMA
Professor João de Deus – Departamento de Matemática – Pró-reitor UFMA
Natalino Salgado – Ex-Reitor da UFMA
Professor André Santos – Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao
Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA)
Carlos Alberto Rios Brito Júnior – Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial da UFMA
José Henrique Fernandez – Coordenador Geral do Mestrado em Engenharia Aeroespacial – UFRN
Alex Oliveira Barradas Filho – Coordenador do Mestrado em Engenharia Aeroespacial – na UFMA
David Telles – Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovações (SECTI) do Maranhão