Márcio Jerry: “Até Aras reconhece os erros da Lava Jato”

 O vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA), defendeu, nesta quarta-feira (23), correções à Lava Jato, após o subprocurador-geral Augusto Aras reconhecer que a Operação necessitava de ajustes. A fala ocorreu durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, que aprovou sua indicação para ser chefe da Procuradoria Geral da República (PGR).

jerry aras

Aras adotou discurso moderado, diferente da linha que vinha seguindo publicamente, e ‘deixou escapar’ que a Lava Jato tem problemas. “Defendo que a boa Lava Jato seja incorporada a todo Ministério Público (…) Pretendemos que seja reposto na Lava Jato a impessoalidade”, disse.

Ao comentar o caso, Márcio Jerry explicou alguns pontos implícitos na fala do subprocurador. “Até Aras reconhece erros da Lava Jato e necessidade de correções. Se tem a “boa” Lava Jato, é porque tem a Lava Jato “ruim”. E se é necessário “repor” a impessoalidade, é porque existe “pessoalidade”. Ou seja, parte importante de nossas críticas à Lava Jato reconhecidas pelo novo PGR como corretas”, escreveu o deputado.

A legitimidade da Operação Lava Jato foi colocada em xeque após diversas denúncias de irregularidades serem reveladas pelo site The Intercept Brasil e jornais como Folha de São Paulo e El Pais. O principal caso envolve a condenação ilegal do ex-presidente Lula, que abriu caminho para Jair Bolsonaro (PSL) vencer as eleições presidenciais. Na sequência, o então juiz Sérgio Moro, responsável pela operação, foi nomeado ministro da justiça. As revelações vieram à tona apenas no início de junho.

Desrespeito à lista tríplice

Indicação de Bolsonaro para o cargo de chefe PGR, Aras não faz parte da tradicional lista tríplice apresentada pelo Ministério Público, que sugere nomes para a função. Em votação secreta na CCJ, sua indicação recebeu 23 votos favoráveis e 3 contra. Em seguida, foi aprovada pelo Plenário da Casa, por 68 votos, contra 10 e uma abstenção.