Câmara realizará nova reunião com comunidades de Alcântara

Em meio ao debate sobre o Centro de Lançamento de Foguetes, deputado Márcio Jerry (PCdoB) fez o pedido para que parlamentares realizem mais uma reunião com autoridades e representantes da comunidade alcantarense

jerry nova reuniao alcantara

A pedido do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), parlamentares da Câmara dos Deputados vão realizar uma nova visita técnica ao Centro de Lançamentos de Alcântara e mais uma reunião com autoridades e representantes da comunidade alcantarense. O requerimento, apresentando na manhã desta quarta-feira (2), foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).

Presidente da Subcomissão Permanente da CCTCI que debate a matéria, Jerry afirmou que o intuito é garantir a atenção contínua sobre as formas de utilização da Base instalada no município, enquanto o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) aguarda tramitação no Congresso Nacional.

“Vamos manter este debate, independentemente do curso que tenha a tramitação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas aqui na Casa, com a sua aprovação ou não. Há um passivo de décadas com as comunidades tradicionais e quilombolas, há uma expectativa da comunidade científica brasileira do Maranhão, do Nordeste, de modo que precisamos manter o diálogo vivo”, disse.

Firmado pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos em março deste ano, o AST teve o regime de urgência aprovado por parlamentares no último dia 5 de setembro e a expectativa é que seja votado em Plenário ainda esta semana.