Acordo de Salvaguardas não prevê expansão, garante Márcio Jerry

 

Base de Alcântara

 Em entrevista ao Jornal da Guará, da última segunda-feira (30), o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) garantiu que o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, firmado entre Brasil e Estados Unidos, não prevê expansão do Centro de Lançamentos de Alcântara, e afirmou que, caso isso ocorra, ele será o primeiro na “linha de frente” da defesa das comunidades quilombolas.

“Defendemos a utilização do Centro de Lançamentos, mas estamos ao lado das comunidades quilombolas para que seus direitos, que são negados há mais de três décadas, sejam atendidos, como o pagamento das indenizações antigas e titulação das áreas atuais, além de políticas públicas permanentes. É preciso dizer também que não há no Acordo qualquer possibilidade de expansão da área do Centro de Lançamentos. E eu já disse e repito, na hora que alguém defender qualquer expansão da área eu estarei na linha de frente da defesa dos quilombolas”, afirmou o deputado.

Jerry disse ainda que o PCdoB defende o Acordo, desde que o pacto não infrinja a soberania nacional e que a utilização comercial do Centro sirva para retomada do programa aeroespacial brasileiro. “O governador Flávio Dino definiu muito bem a questão quando disse que é favorável ao Acordo de Salvaguardas Tecnológicas desde que exista um ‘Acordo de Salvaguardas Sociais’. Esse é o ponto que o PCdoB está defendendo na Câmara”, completou.