Este é o governo que investe em educação, afirma estudante do Maranhão

 

investimento educação ma

 Com o sonho de ingressar no curso de Direito Crystyan Keven Mendonça Gomes, 17 anos, decidiu ingressar no curso pré-vestibular oferecido pelo Governo do Maranhão, no Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e de Economia Solidária (Setres). A satisfação do aluno expressa o compromisso do governador Flávio Dino nos investimentos e valorização da educação. “Este é o governo que investe em educação, é um governo que está de parabéns por essa iniciativa maravilhosa de proporcionar educação para quem mais precisa. Para mim é muito bom, é um governo nota 10!”, afirma Crystyan Gomes.

As turmas iniciadas na última segunda-feira (9) se transformaram, também, em uma experiência de integração até mesmo para a comunidade escolar, segundo o coordenador pedagógico do curso pré-vestibular, Rodrigo Sérgio. “Esse começo está sendo fantástico, principalmente pela adesão que os alunos tiveram. Existem escolas que estão fazendo processo seletivo para bonificar os alunos que estão tendo um rendimento melhor. E nessa primeira semana, a resposta dos professores está sendo positiva, em relação ao engajamento dos alunos e a participação nas aulas”, explica.

O secretário de Estado de Trabalho, Jowberth Alves, ressalta que o CIT é uma grande oportunidade para os maranhenses, pois a educação e o desenvolvimento social do estado são políticas públicas prioritárias da gestão do governador Flávio Dino. “O nosso compromisso é desenvolver estratégias de desenvolvimento para o nosso estado. O CIT é um equipamento público de grande importância, pois contribui para a inserção do profissional no mercado por meio da qualificação, ou seja, mais que gerar emprego, visamos gerar trabalhos dignos por meio do Centro”, pontuou.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com turmas pela manhã, tarde e previsão de aulões aos domingos. Para o coordenador de Economia Solidária da Setres e coordenador pedagógico do CIT, Ricarte Almeida, a comunidade recebeu a proposta do Centro de Iniciação ao Trabalho, de forma positiva, pois duas turmas já estão funcionando com mais de 30 alunos em sala. De acordo com Ricarte, a iniciativa do Governo é maravilhosa porque traz acessibilidade às pessoas que não têm condições de pagar um cursinho pré-vestibular.

Inscrições

As inscrições para o cursinho ficarão abertas até o limite de vagas e podem ser feitas na sede do CIT, localizado na Avenida Quarto Centenário (ao lado do Centro de Referência de Assistência Social/CRAS). Os interessados devem levar xerox de RG; CPF; comprovante de residência; e número de inscrição no Enem. Ao todo, estão sendo ofertadas 200 vagas (100 para cada turno).

Cursos ofertados

O CIT é espaço de qualificação profissional por meio da valorização da cultura local, que promove ações de capacitação organizadas pela Secretaria de Trabalho (Setres) e a Secretaria de Igualdade Racial (Seir). Ao todo, são ofertadas 14 atividades no Centro, desde Oficina de Hip-Hop, até curso de pequenos reparos para construção civil voltado para mulheres.