Eleição 2020: Bolsonaro indica apoio a Datena; Joice agora mira o DEM

Jair Bolsonaro (PSL) não esconde mais. Se depender da escolha do presidente, o apresentador José Luiz Datena será seu candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020. Em entrevista ao Estadão, Bolsonaro afirmou que não pretende participar intensamente das disputas, mas fez questão de frisar a popularidade de Datena. Não citou nem a deputada federal Joice Hasselmann nem o deputado estadual Gil Diniz – que já demonstraram interesse em disputar prévias pelo PSL.

Datena x Joice

Na avaliação de Bolsonaro, o PSL terá chances de eleger um número grande de prefeitos se souber se organizar para isso. Recurso não será empecilho. Como partido mais votado nas eleições de 2018, o PSL terá, ano que vem, a maior fatia dos fundos públicos usados para financiar candidaturas – cerca de R$ 400 milhões.

Esse cenário, no entanto, pode mudar dependendo do destino partidário de Bolsonaro, caso a atual crise com Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, culmine no fim da parceria. Na última terça-feira, 8, o presidente disse a um apoiador na porta do Palácio da Alvorada para ele “esquecer o PSL” e afirmou que Bivar está “queimado para caramba”, sinalizando que pode deixar a sigla. Partidos como o Patriota e a UDN, que está próxima de obter o registro no TSE e voltar a existir, aparecem como possíveis destinos de Bolsonaro.

Visto como um “outsider” da política com forte potencial eleitoral, Datena coleciona pré-candidaturas que acabaram não se concretizando. Em 2018, após se filiar ao DEM, o apresentador chegou a anunciar que seria candidato ao Senado. Ele também cogitou concorrer à prefeitura paulistana em 2016, quando se filiou ao PP com essa intenção.

Não é de hoje que o clã Bolsonaro o sonda para a disputa de 2020. Depois de assumir o comando do PSL em São Paulo, em maio, Eduardo Bolsonaro relatou no Twitter uma reunião que tivera com Datena para discutir uma possível candidatura. “Conversamos sobre eventual filiação ao PSL. Está tudo em aberto e torcemos para que uma pessoa reconhecida pela defesa da segurança pública venha e enaltecer os quadros do PSL-SP”, escreveu o filho “03” de Jair Bolsonaro.

Deputada federal mais votada do Brasil, com mais de 1 milhão de votos, Joice é líder do governo Bolsonaro no Congresso, mas poderá deixar o partido para se filiar ao DEM – curiosamente, a atual legenda de Datena. Em julho, ela confirmou a possibilidade de “disputar” com o apresentador a indicação do PSL.

Para ela, houve um “pré-namoro” entre o apresentador e a sigla, mas o passado partidário do apresentador seria um obstáculo. “É um cara legal, gosto dele, mas o Datena tem um histórico de 23 anos de PT. Como você vai lançar como nome da direita um cara que tem um histórico dentro do PT. Mesmo tendo passado pelo DEM, não deu para depurar”, provocou a deputada.

Diante das inúmeras resistências do PSL, Joice não esconde que está com a candidatura em leilão. Ela já teve reuniões para tratar do assunto não apenas com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas com a cúpula da legenda. Questionada sobre a intenção de se filiar ao DEM, Joice abriu um sorriso. “Recebi convite de cinco partidos. O DEM é um deles”, afirmou. O martelo só não teria sido batido porque depende de uma estratégia casada com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Pré-candidato à sucessão presidencial, Doria apoia oficialmente a campanha à reeleição do prefeito Bruno Covas (PSDB). O DEM tem o vice-governador, Rodrigo Garcia, e aguarda as definições de Doria para definir os próximos passos. A vitória na capital paulista é vista como essencial para o projeto de Doria, que em 2022 pretende enfrentar Bolsonaro e disputar o Planalto.

Uma ala do PSDB pressiona Covas a desistir de sua candidatura, sob o argumento de que ele enfrenta muita rejeição e não consegue decolar. Nesse caso, os tucanos poderiam apoiar Joice, que é próxima de Doria. Nos bastidores, porém, há quem aposte em “traições” na campanha, caso Covas não abra mão de concorrer.