Weverton Rocha diz que Brasil terá aposentados mais pobres em 10 anos 

Com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 da reforma da Previdência, que deve ser promulgada no próximo mês pelo Congresso Nacional, teremos daqui a dez anos velhos mais pobres no país.

Senador Weverton Rocha - Marcos Oliveira/Agência Senado

O cálculo é o do senador Weverton Rocha (PDT-MA) que prevê nesse período os trabalhadores se aposentado com menos 20% dos seus benefícios. “A viúva perderá seu poder aquisitivo do dia para noite e os funcionários públicos também sofrerão perdas grandes com a possibilidade de criação de taxas extraordinárias que podem consumir 50% do seu salário”, avaliou.

No seu entendimento, a aprovação da PEC é a decretação do fim da aposentadoria justa para as próximas gerações.

“Houve uma lavagem cerebral e midiática para que se dissesse que esta reforma era boa para o Brasil. Tem gente humilde achando que é verdade. Infelizmente, daqui a alguns anos, quando uma pessoa for requisitar a sua aposentadoria vai ver que esta reforma, que tanto falaram que era boa para o país, na verdade não é”, afirmou.

No funcionalismo público, o texto aprovado afeta 1,4 milhão de servidores na ativa e também os inativos, que passarão a pagar alíquotas maiores para contribuição previdenciária.

Quando a PEC for promulgada, quem entrar no mercado de trabalho terá que completar 65 anos, se homem, e 62 anos, se mulher, para cumprir o requisito de idade mínima para aposentadorias.

O senador fez ainda uma avaliação da postura do PDT durante todo o processo de análise e votação da reforma.

“Nós deixamos clara a nossa convicção de que a proposta não é boa para o Brasil. Fizemos o nosso bom combate e não tenho dúvidas de que vamos continuar nessa luta de cabeça erguida”, diz.
Prosseguiu: “Espero que, essa Casa, que falou tanto em altivez e em olhar para frente, tenha coragem de enfrentar os bancos, as petroleiras e esse sistema perverso econômico que sempre empobrece e enfraquece os mais fracos.”