Programa de rádios públicas do Nordeste estreia nesta segunda (11)

 

radio timbira maranhao

 O primeiro programa de rádio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) vai ao ar nesta segunda-feira (11). É o Giro Nordeste, transmitido de segunda a sexta-feira inicialmente por 11 emissoras públicas. O horário de exibição vai variar em cada Estado de acordo com a programação das emissoras.

A iniciativa aumenta a circulação de informações no Nordeste, promove novos debates e estimula a integração da Região.

A coordenação do Giro Nordeste está sendo feita pela Rádio Nova 1290 Timbira AM, do Maranhão. “Para nós, é uma grande honra e responsabilidade coordenar a produção do Giro Nordeste, que é um marco na história do radiojornalismo da região”, diz Robson Paz, secretário adjunto de Radiodifusão do Maranhão.

“Trata-se de uma ação inédita integrada entre as emissoras públicas para divulgar a agenda regional de interesse público de diversos segmentos e fortalecer a comunicação pública”, acrescenta Paz.

Para o Diretor Geral do Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, “as rádios públicas do Nordeste passam a dar visibilidade ao que acontece na região, ampliando o conhecimento da população sobre os nove Estados. Os nordestinos merecem e precisam conhecer mais o que acontece no nosso Nordeste”.

As primeiras 11 rádios participantes do Giro Nordeste são Timbira AM (MA), Tabajara FM (PB), Parnahyba FM (PB), Educadora FM (BA), Universidade Estadual do Sudoeste (BA), Antares (PI), Aperipê AM (SE), Aperipê FM (SE), Difusora AM (AL), Difusora FM (AL) e Frei Caneca FM (PE). A iniciativa está aberta para a adesão de outras emissoras de rádio.

O programa também pode ser baixado ou ouvido pelo site http://radiotimbira.ma.gov.br. O conteúdo estará disponível diariamente sempre a partir das 18h. O email de contato é [email protected]

Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste foi criado em março deste ano e inclui os nove Estados da região. A parceria tem várias vantagens, como a melhoria da gestão pública e a economia de recursos.

A comunicação pública foi incorporada na Carta de fundação do Consórcio para reforçar a integração das emissoras públicas estaduais de televisão e rádio do Nordeste. Trata-se de um público de aproximadamente 60 milhões de cidadãos.

Em abril, logo após a criação do Consórcio, foi realizado em Salvador (BA) o I Encontro das rádios e televisões públicas estaduais do Nordeste. O programa que vai ao ar nesta segunda-feira é resultado dessa primeira reunião.