Paulo Nogueira Batista lança livro e debate com Bresser-Pereira em SP 

O economista Paulo Nogueira Batista – que foi diretor executivo pelo Brasil e outros dez países no FMI (2007-2015) – lança na próxima segunda-feira (25), em São Paulo, o livro O Brasil Não Cabe no Quintal de Ninguém (Editora LeYa). Antes da sessão de autógrafos, haverá um bate-papo do autor com o ex-ministro e também economista Luiz Carlos Bresser-Pereira. O evento ocorrerá na Casa do Saber, com mediação do jornalista Mario Vitor Santos.

Lançamento e debate

Como dar conta de uma trajetória que envolve a atuação em instituições como o FMI, o Novo Banco de Desenvolvimento em Xangai (também conhecido como Banco dos Brics, em que atuou como vice-presidente entre 2015 e 2017), ou os esforços pela reconstrução da economia após a crise de 2008? Este é um dos desafios de O Brasil Não Cabe no Quintal de Ninguém.

O livro é um relato dessa trajetória – dos embates externos e internos entre crises econômicas, reformas financeiras e organização da governança global, passando pela resistência das grandes potências para conter o avanço da influência brasileira no cenário internacional e o tal do “complexo de vira-lata”. Nogueira Batista olha com esperança em direção ao futuro, com base em sua experiência, sem abrir mão de afirmar a capacidade do país de atuar, como poucos, com autonomia e desenvoltura no plano internacional.