Partidos Comunistas expressam solidariedade ao Povo Palestino

Em nota divulgada nesta sexta-feira (29), 19 partidos comunistas expressam decidido apoio ao povo palestino na data em que se comemora o Dia Internacional da Solidariedade com o povo árabe palestino (outros partidos comunistas ainda podem assinar o manifesto que continua aberto para adesões). Leia, abaixo, a íntegra do texto.

Fim da ocupação israelense é a chave para a paz na Palestina

No Dia Internacional da Solidariedade com o povo árabe palestino (29 de novembro), as partes abaixo assinadas afirmam que a chave para a paz e a estabilidade no Oriente Médio é o fim da ocupação israelense, o exercício do povo palestino do direito à autodeterminação e ao estabelecimento de um estado independente dentro das fronteiras de 4 de junho de 1967. Aceitar que a capital do Estado Palestino seja Jerusalém Oriental e determinar que o problema dos refugiados seja resolvido de acordo com a Resolução 194 da ONU.

As partes abaixo-assinadas condenam a política dos Estados Unidos da América, liderada pelo governo Trump, que se baseia no apoio absoluto às políticas de anexação do Estado de Israel, que negam completamente os direitos do povo palestino e ignoram os acordos e tratados internacionais e os fundamentos de uma paz justa, de acordo com as resoluções da ONU adotadas pela maioria do mundo e pela grande maioria dos povos da terra.

Essa política dos EUA, que ocorre em meio ao fracasso retumbante dos planos imperialistas na Síria e no Iêmen, procura dar a Israel apoio internacional como compensação política pela retirada estratégica dos Estados Unidos da região. É uma política que age deliberadamente contra os interesses do povo palestino para emancipar-se da ocupação israelense e alcançar sua independência nacional para exercer seus direitos históricos, apoiado pelas posições e lutas das forças revolucionárias e progressistas na região e no mundo.

As partes signatárias pedem a promoção da solidariedade internacional com o povo palestino e seus direitos legítimos por todos os meios legítimos, e uma paz justa e abrangente para todos os povos da região baseada no respeito pelo direito dos povos à liberdade e à independência.se é a chave para a paz na Palestina


Assinam:

Akel (Chipre)

Novo Partido Comunista Britânico

Partido Comunista Alemão

Partido Comunista da Áustria

Partido Comunista da Boêmia e Morávia

Partido Comunista da Grécia

Partido Comunista da Itália

Partido Comunista da Noruega

Partido Comunista de Israel

Partido Comunista do Brasil

Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha (PCTE)

Partido Comunista Filipino (PKP 1930)

Partido Comunista Francês

Partido Comunista Português

Partido Comunista Turco

Partido do Povo Palestino

Partido do Trabalho da Bélgica

Partido dos Trabalhadores Húngaros

Tudeh (Irã)