Maioria dos brasileiros aprova a libertação de Lula, aponta Datafolha

Pesquisa Datafolha publicada nesta terça-feira (10) no jornal Folha de S.Paulo indica que a maioria da população considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o levantamento, 54% dos brasileiros aprovam a liberação, contra 42% que a consideram injusta. Outros 5% não souberam responder. Lula foi solto depois que uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) fez valer a Constituição e barrou as prisões arbitrárias após condenação em segunda instância.

O Datafolha também mediu a confiança dos entrevistados no ex-presidente. Conforme o instituto, 37% dizem nunca confiar nas declarações de Lula, 25% afirmam sempre acreditar e 36% disseram que às vezes têm confiança nas falas do ex-presidente. Lula está livre há pouco mais de um mês.

Na mesma pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro registrou seu resultado menos favorável: 43% dos brasileiros disseram nunca confiar no que Bolsonaro diz, ante 19% que sempre confiam. Afirmaram confiar às vezes 37%.

A pesquisa entrevistou 2.948 pessoas, em 176 municípios do País, entre os dias 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.