Em livro, filha relata vida e obra de Nelson Werneck Sodré

Odisseia de um general do povo brasileiro e de sua geração intelectual. Esse livro a ser em breve lançado tem o prefácio de Sérgio Caldieri do qual destacamos os seguintes trechos.

“Prolongando as comemorações do centenário do General Nelson Werneck Sodré, ocorrido em 2011, sua filha e escritora Olga Sodré nos brinda com uma preciosidade: um testemunho sobre seu pai, do qual nós dois temos muito orgulho. Ela relata a história da vida e obra do intelectual de cunho libertário, humanista e sempre cordial com os seus opositores…

Suas obras foram referências para os pesquisadores e estudiosos de história, política, sociologia e do nacionalismo. Considerado um mestre em comunicação, literatura e cultura popular…

O mérito deste testemunho de Olga Sodré foi resgatar a formação histórica de Nelson Werneck Sodré e de sua geração que geraram para os intelectuais brasileiros a sua brilhante carreira literária. Werneck Sodré escreveu cerca de 60 livros e publicou mais de três mil textos para diversos jornais no Brasil.

Olga lembra a eterna luta do seu pai sempre elucidando os mecanismos da comunicação de massa, formação e manipulação da consciência…Werneck Sodré foi o precursor da reflexão sobre a comunicação no Brasil em grande escala como jornais, revistas, livros, TV, cinema e internet…

O escritor dissecou a sua relação com as redações dos jornais, sempre na luta da liberdade da imprensa e pela democracia para se conseguir um sistema de comunicação social livre e autônomo…

Nelson e Olga tiveram uma convivência fraternal com Dias Gomes, Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Oduvaldo Viana Filho, o Vianinha, José Wilker, Nelson Xavier e outros…

A preocupação de Werneck Sodré sempre foi a preservação, enfrentando e denunciando a descaracterização da cultura brasileira, principalmente suas raízes populares…

Werneck Sodré conviveu com as correntes mais progressistas do exército brasileiro.

Olga citou o seu pai e o consagrado escritor Euclides da Cunha, que sempre tiveram grandes preocupações com a dura condição de sobrevivência do povo brasileiro, despertando em ambos as melhores reservas de humanidade, a favor dos oprimidos, pela luta contra a opressão e pela dignidade humana…”

Sergio Caldieri – jornalista e ex-diretor da ABI

Fonte: Facebook de Olga Sodré