Novo governo argentino aumenta custos para demissão

Decreto impõe aos patrões o dobro da verba da rescisão se o trabalhador for demitido sem justa causa nos próximos 180 dias.

A medida foi anunciada no sábado (14). O “Decreto de Necessidade e Urgência” diz que “os trabalhadores afetados terão o direito de receber o dobro da remuneração correspondente de acordo com a legislação vigente”.

A taxa de desemprego na Argentina subiu para 10,6% no segundo trimestre de 2019, um ponto percentual a mais do que no ano anterior, informou o governo em comunicado à imprensa em que anunciava o decreto.

Os jovens foram especialmente atingidos, afirmou o governo, sofrendo uma taxa de desemprego de 24%.

“Por decisão do presidente Alberto Fernández, a emergência pública em questões ocupacionais é declarada em vista da necessidade de parar o agravamento da crise trabalhista”, disse o comunicado.

Aperto fiscal

O presidente Alberto Fernández tomou posse na terça-feira (11), anunciando o fim das políticas pró-mercado financeiro do ex-presidente neoliberal Mauricio Macri, já que a inflação sobe acima de 50%, o aumento da pobreza e o crescimento econômico disparam.

O novo ministro da Economia, Martín Guzmán, disse na quarta-feira (12) que as medidas de aperto fiscal de Macri fracassaram e que o novo governo enfatizará o crescimento econômico sobre o programa de redução de déficit, que era o principal esforço do ex-presidente para reintegrar a Argentina aos mercados financeiros internacionais.

Com informações do G1