Corbyn deixará liderança do Partido Trabalhista após derrota histórica

Deputada Rebecca Long-Bailey é a favorita na corrida sucessória

Os trabalhistas britânicos confirmaram, na noite deste domingo (15), o início do processo para substituir o líder da sigla, Jeremy Corbyn. Diante da derrota histórica sofrida para o Partido Conservador nas eleições parlamentares, Corbyn pediu que seu sucessor seja eleito no final de março, o que significa que ele ficará no cargo por mais três meses.

Segundo o jornal The Guardian, a secretária-geral dos trabalhistas, Jennie Formby, escreveu ao comitê executivo do partido para tratar de um cronograma da sucessão, com a recomendação de que o processo se inicie em 7 de janeiro. A deputada Rebecca Long-Bailey é a favorita na corrida sucessória, embora não tenha declarado oficialmente sua candidatura.

A eleição de quinta (12) – que girou em torno da saída do Reino Unido da União Europeia – viu o Partido Trabalhista sofrer seu pior resultado desde 1935. Muitos de seus partidários que querem o desligamento do bloco europeu votaram para os conservadores de Boris Johnson.

Os trabalhistas perderam 59 assentos, fazendo desmoronar o chamado muro de tijolos vermelhos – o cinturão de cidades industriais do centro-norte inglês que costumavam eleger trabalhistas nas últimas muitas décadas. Corbyn se disse “muito triste”, mas não pediu desculpas pela derrota.

Com o resultado, o primeiro-ministro Boris Johnson continuará à frente do governo e deve aprovar com facilidade o brexit até 31 de janeiro, conforme prometeu. Boris deve realizar a votação do acordo de saída no Parlamento britânico ainda antes do Natal, para em seguida começar a negociar um acordo comercial com o bloco europeu que esteja finalizado até dezembro de 2020.

Na quinta (19), data em que a Rainha fará o pronunciamento oficial estabelecendo o programa oficial do novo governo, Boris também deve anunciar mais fundos para o sistema público de saúde britânico – uma promessa que ele planeja fazer virar lei.

Com informações da Folha de S.Paulo.