Feminismo É: Manuela d’Ávila entrevista Jô Moraes

Confira as duas partes da entrevista da Manuela d’Ávila com a Jô Moraes

A convidada do programa de entrevistas Feminismo É da ex-deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), é outra comunista: Jô Moraes. O programa trata sobre diversos temas como gênero e raça. Como é exibido sempre nas segundas-feiras, a primeira parte da entrevista foi ao ar no dia 9 de dezembro. Já a segunda parte, dia 16.

Jô Moraes foi vereadora, deputada estadual e federal, presa política da ditadura e hoje segue na luta pela democracia e pela liberdade.

No papo com Manuela, trataram do “lugar da mulher”, de militância, violência política e, é claro, sobre feminismo. A socióloga e cientista política Ana Prestes, membro do Comitê Central do PCdoB, participou desta edição do programa, falando sobre as lutas das mulheres feministas.

Perguntada, por exemplo, sobre o lugar do debate de gênero hoje e na ditadura, Jô avalia que a dimensão é diferente e pior atualmente.

“Eles querem deter o papel histórico transformador que as mulheres tem assumido”, afirmou.

Para Jô Moraes, “hoje acho parece ainda pior que no período da ditadura militar. Isso é o que mais nos assusta porque eles não pensam só na perseguição. Eles tentam transformar a cabeça das mulheres para que elas não assumam seu papel [na transformação da sociedade].”

Assista a primeira parte a seguir:

Feminismo É é o novo projeto do Instituto E se fosse você, em parceria com o PCdoB. O programa é gravado em São Paulo no Armazém do Campo, com apoio da Midia Ninja e da UJS. Novos episódios vão ao ar sempre às segundas-feiras, pela internet.

Segunda parte

A segunda parte do programa de entrevista com a Jô Moraes foi ao ar nesta segunda-feira (16).

“A política pra mim sempre foi uma luta pra melhorar a vida das pessoas, da sociedade. Mas também uma luta contaminada de amor”, comentou Jô, elogiada por Manuela como uma precursora do convite à sororidade, ou seja, à parceria solidária entre mulheres.

Com informações do Portal PCdoB