Sindicato e Fenaj repudiam agressão de Bolsonaro a jornalistas

Em mais uma agressão à imprensa, Bolsonaro desrespeitou jornalista que o questionou sobre denúncias envolvendo seu filho.

Bolsonaro agrido a imprensa a cada três dias l Foto: Agência Brasil

As entidades representativas dos jornalistas emitiram nota conjunta na manha desta sexta-feira (20), depois que Jair Bolsonaro fez ataques aos profissionais de imprensa que o entrevistavam na sada do Palácio da Alvorada. Não ocasião, os jornalistas o questionaram sobre as denúncias contra senador Flávio Bolsonaro, seu filho. Ao invés de responder, Bolsonaro fugiu do assunto com agressões de caráter homofóbicos e pessoal contra os profissionais de imprensa.

A nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e da Federação Nacional dos Jornalistas afirma que, ao fazer agressões, Bolsonaro tenta “desviar do assunto e ganhar aplausos dos apoiadores que dividem o mesmo espaço com jornalistas”.

As entidades recordam que o presidente tem uma trajetória marcada por desafiar a Constituição ao exaltar ditaduras, homenagear torturadores e destilar preconceito racial, social e de gênero. “A postura é totalmente incompatível com o cargo que ele exerce”, enfatizam as entidades.

O sindicato e a federação registram que Bolsonaro tem demonstrado “desprezo pelo Estado Democrático de Direito” com frequentes ataques à imprensa. Finalizam a nota afirmando que “continuarão denunciando os abusos contra a atividade profissional e oferecendo apoio institucional e jurídico a todos e todas que venham a ser atacados no exercício da profissão”.

Leia a íntegra da nota:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e a Federação Nacional dos Jornalistas repudiam mais um violento ataque do presidente Jair Bolsonaro a jornalistas. Desta vez, foi na portaria do Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Poder Executivo.

Completamente descontrolado devido às denúncias que ligam sua família e amigos a atividades criminosas, Bolsonaro fez ataques com teor homofóbico e pessoal aos profissionais de imprensa para tentar desviar do assunto e ganhar aplausos dos apoiadores que dividem o mesmo espaço com jornalistas.

O SJPDF lembra que, ao longo de três décadas de atividade política, o atual presidente desafia impunemente a Constituição Federal, ao exaltar ditaduras, homenagear torturadores e destilar todo o tipo de preconceito social, racial e de gênero. A postura é totalmente incompatível com o cargo que ele exerce.

Neste primeiro ano de mandato, dirigiu ao menos um ataque à imprensa a cada três dias, de acordo com levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o que destaca o desprezo de Jair Bolsonaro pelo Estado democrático de direito.

Aproveitamos para apelar às redações que reavaliem a estratégia de deslocar repórteres para cobrir a entrada e a saída do Palácio da Alvorada. A estrutura no local é precária e as ameaças de apoiadores do presidente aos profissionais de imprensa são constantes. Não existe segurança para os jornalistas no local.

O Sindicato e a Fenaj continuarão denunciando os abusos contra a atividade profissional e oferecendo apoio institucional e jurídico a todos e todas que venham a ser atacados no exercício da profissão.

Brasília, 20 de dezembro de 2019

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal – SJPDF

Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj

A agressão

Descontrolado, Jair Bolsonaro fez seguidos ataques a jornalistas diante na entrada do Palácio do Alvorada, ao parar para conversar com apoiadores. Ele atacou seguidamente um repórter de O Globo que o questionou se ele teria comprovante de um empréstimo de R$ 40 mil que alega ter feito o amigo Fabrício Queiroz, ex-assessor de seu filho o senador Flávio Bolsonaro. “Oh rapaz, pergunta para a tua mãe o comprovante que ela deu para o teu pai, tá certo?”, atacou Bolsonaro.

Em outro momento da discussão, fez uma agressão homofóbica ao mesmo jornalista: : “Você tem uma cara de homossexual terrível, nem por isso eu te acuso de ser homossexual. Se bem que não é crime ser homossexual”. A outro reporter interrompeu: “Fica quieto que eu estou respondendo”.

A entrevista de Bolsonaro em frente ao Palácio da Alvorada foi marcada por hostilidades e provocações aos jornalistas presentes, tanto por parte do mandatário quanto por parte de um grupo de apoiadores que o saudava no local.

A resposta

Em sua conta no Twitter, o jornalista Matheus Schuch, agredido por Bolsonaro afirmou: “Mais uma vez, eu e outros colegas fomos ofendidos pelo presidente Jair Bolsonaro hoje. Ovacionado pela claque, também disse que um dos jornalistas tem “cara de homossexual terrível”. Não adianta, seguimos e seguiremos fazendo jornalismo sério e perguntas de temas relevantes”.

Da redação, com agências

Matéria atualizada às 17h57