Com 3,5 mil km, Mais Asfalto entrega novas rodovias no Maranhão

O Mais Asfalto é um programa do Governo do Maranhão para melhorar a circulação em ruas, avenidas e rodovias

MA 270, entre Pastos Bons e Sucupira do Norte (Foto: Divulgação)

Com 3.500 quilômetros de pavimentação nova já entregues no Maranhão desde 2015, o programa Mais Asfalto concentrou esforços principalmente em rodovias durante 2019. Foram inaugurações nas diversas regiões do Estado.

O Mais Asfalto é um programa do Governo do Maranhão para melhorar a circulação em ruas, avenidas e rodovias. As ruas e avenidas são, constitucionalmente, responsabilidade das prefeituras, mas o Governo do Estado vem ajudando os municípios e trabalhando estreitamente com eles há cinco anos.

Os 3.500 quilômetros de asfalto novo equivalem a uma distância maior que a de São Luís a Curitiba, no Sul do Brasil (3.379 quilômetros indo pela BR-135).

São 2.300 quilômetros só em ruas e avenidas de mais de 200 municípios maranhenses. Nas estradas, são mais de 1.200 quilômetros de asfalto já entregues.

Em 2019, foram concluídas nove obras rodoviárias importantes para o desenvolvimento do Maranhão. Entre os trechos, estão a MA-315 (Barreirinhas/ Paulino Neves), MA-307 (Presidente Médici/ Centro do Guilherme), o trecho da MA-110 entre São Bernardo até Luzilândia, a MA-012 (São Raimundo do Doca Bezerra a Barra do Corda) e a MA-270 (Sucupira do Norte/ Pastos Bons).

Nova MA-012 (Foto: Divulgação)

Uma das mais recentes rodovias entregues é a que liga a sede de Matinha até o povoado Itans, na Baixada Maranhense.
O trecho de 16 quilômetros permite que a população chegue até Matinha em 15 minutos, em um percurso que, antes, durava quatro horas.

Quem conta uma das histórias difíceis do passado na estrada é Ana Cleide, de 46 anos e moradora de Itans: “Eu estava voltando de São Luís, grávida de 7 meses. Quando cheguei em Matinha, não tinha mais transporte que chegasse aqui em Itans. Então, eu vim andando pela lama com uma bolsa na cabeça e uma sacola pendurada na mão. Ao passar por Boa Fé, não dei mais conta de andar devido à lama nas pernas. Minha irmã colocou a bolsa dela ‘no seco’ e veio me puxar. E só assim eu conseguir chegar em casa”, afirma.

Outra estrada entregue neste ano foi a que vai de Arame até Grajaú. São 125 quilômetros que fazem parte de um corredor importante para a economia e para escoar a produção do Sul do Estado.

Estrada do Peixe (Foto: Divulgação)

Outro trecho importante liga Fernando Falcão a Barra do Corda. “Antes era muita areia, o povo se maldizia. Agora a gente chega ligeiro demais, tanto faz ser Barra do Corda como Fernando Falcão, é um pulo só. A estrada tá boa demais, melhorou muito”, disse o aposentado  Abraão Cavalcante

Grande Ilha

O Mais Asfalto também está presente na Grande Ilha. Os serviços de pavimentação e drenagem na MA-204, por exemplo, estão melhorando significativamente a rotina de quem passa todos os dias pela via, no setor Beira Rio.

Como o trecho é localizado em um terreno de baixo nivelamento, a água acumulava com facilidade, causando a deterioração do pavimento. Para solucionar o problema, as equipes  realizaram a implantação de uma drenagem de 1.300 metros na área.

Pontes

O Mais Asfalto também constrói pontes de grande dimensão, que tiram moradores do isolamento e facilitam a circulação de carros, ambulâncias, viaturas e mercadorias.

É o caso da ponte Central-Bequimão, que está sendo feita na Baixada. São quase 600 metros de extensão e um projeto de engenharia de grande complexidade técnica.

Chega a ter 26 metros de espessura de solo mole, e influência do rio e da maré. Há pontos em que a profundidade da estaca chegará a 40 metros que, em comparação, representa um prédio de 20 andares.