Como se proteger do coronavírus? Veja dicas que funcionam

Uma das principais dicas é lavar as mãos com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos.

Foto: Chung Sung-Jun/Getty)

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (26) o primeiro caso de coronavírus no Brasil, em um paciente de 61 anos. Morador de São Paulo, ele esteve na Itália, na região da Lombardia, e passou pela França. É claro que a notícia causa preocupação e todos se perguntam como se proteger.

Uma das principais dicas é lavar as mãos com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos. Essa é uma orientação básica para evitar uma série de doenças e é eficiente especificamente contra o coronavírus porque ele é um vírus envelopado.

Isso significa que, além da estrutura que recobre o genoma do vírus, o chamado capsídeo, ele tem um envelope, uma bicamada lipídica onde ficam as proteínas que vão fazer a interação com as membranas das nossas células para nos infectar. O envelope pode dar a ideia que esse vírus é mais forte, mas é justamente o contrário. Por conter gordura, a camada do envelope é sensível à solventes, sabão, à secura e à falta de umidade no ambiente.

Outra estratégia, para quem estiver em um ambiente público, ou com grande aglomeração, é não tocar a boca, o nariz ou olhos sem antes ter antes lavado as mãos ou pelo menos limpá-las com álcool. O vírus é transmitido por via aérea, mas também pelo contato.

Ainda não se sabe quanto tempo o coronavírus sobrevive fora do corpo, mas o vírus da influenza, por exemplo, pode resistir por até 24 horas em superfícies mais porosas, como a madeira.

É por isso que também é importante manter o ambiente limpo — higienizando com soluções desinfetantes as superfícies da casa, móveis e o telefone celular, por exemplo.

É importante ainda destacar que, no caso do coronavírus, as máscaras mais tradicionais não funcionam, porque seu tamanho permite que ele atravesse o material. Por isso, em ambientes hospitalares os profissionais de saúde têm usado máscaras com filtro de ar ou feitas de materiais com poros menores que a partícula viral.

Outra recomendação é, se possível, evitar aglomerações e manter distância de pessoas com sintomas de gripe. A responsabilidade é maior ainda para quem está gripado: ao espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz e jogue o lenço fora logo em seguida. Como esse é um vírus novo, as pessoas não têm imunidade contra ele, o que faz com que o contágio seja mais rápido.

Fonte: BBC News Brasil