A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Da redação

Covid-19 já circulava no Brasil antes do Carnaval

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (2), que detectou registro do primeiro caso de novo coronavírus no Brasil em 23 de janeiro. Com isso, o vírus já circulava entre brasileiros desde antes das festividades de Carnaval, quando turistas de todo o mundo participavam da folia.

Oposição cobra garantia de saúde, empregos e salários

Para os partidos de oposição é preciso recuperar o precioso tempo perdido com os erros e a imprevidência do governo federal no combate á crise do coronavírus e seus efeitos sobre o povo brasileiros e a economia nacional.

Brasil perde a corrida para aquisição de equipamentos médicos

Embora a OMS tivesse alertado para o risco de desabastecimento de materiais e equipamentos para segurança de profissionais de saúde, só agora o governo começa a agir, obstruído por Bolsonaro

Da colonização à gripe espanhola: a história das epidemias no Brasil

A TV USP publicou uma série de reportagens sob o tema “Epidemias”, em que faz uma retrospectiva das principais doenças que abateram o Brasil desde a chegada dos colonizadores portugueses.

Contágio pode esmagar o mundo em desenvolvimento

Reportagem do Washington Post, traduzida por Olímpio Cruz, traz um relatório do que anda acontecendo em países com vastas populações pobres. O destaque da capa da edição de hoje do jornal norte-americano traz foto impressionante da abertura de centenas de covas no cemitério da Vila Formosa, em São Paulo, para aguardar as vítimas do Covid-19.

O erro de Bolsonaro ao justificar violência doméstica no confinamento

O presidente erra ao justificar a violência contra mulheres pela dificuldade financeira da família. Também ignora que casais com maior renda têm maior incidência de agressões.

Grupos antivacina mudam foco de ataque para covid-19

Análise feita por projeto da USP em postagens de rede social mostra alteração na temática durante pandemia; conteúdo vai desde informações falsas até uso de produtos tóxicos como cura

“Política de isolamento é efetiva em salvar vidas”, diz pesquisador

O engenheiro Marcus Suassuna revela que, desde a entrada em vigor da política de isolamento social, a expansão da epidemia no Brasil caiu de 38% para 18%, evitando um quadro de milhares de óbitos. Antecipação do Brasil, evitou o crescimento exponencial verificado nos EUA.

Bolsonaro pode ser processado no Tribunal Internacional, diz jurista

A postura irresponsável do presidente brasileiro poderá ser denunciada no Tribunal Penal Internacional e a pena pode chegar até a prisão perpétua.

Luciana Santos defende solidariedade ao povo e um basta a Bolsonaro

A presidente do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco fez duras críticas aos posicionamentos de Bolsonaro, que tem confrontado governadores e prefeitos e até o Ministro da Saúde ao incentivar o fim do isolamento social, o retorno ao trabalho e a reabertura das escolas.

Oposição propõe Plano de Emergência e chama Bolsonaro de irresponsável

O manifesto, assinado por líderes como Flávio Dino, Ciro Gomes, Fernando Haddad, Guilherme Boulos e Manuela D’avila , afirma que “Jair Bolsonaro é o maior obstáculo à tomada de decisões urgentes para reduzir a evolução do contágio, salvar vidas e garantir a renda das famílias, o emprego e as empresas” e sua melhor atitude seria renunciar. O documento tem o apoio do PCdoB, PT, PSB, PDT e Psol.

Bolsonaro poderá ser processado por descumprir medidas sanitárias

O “passeio” de Bolsonaro por diversas áreas do Distrito Federal neste domingo (29) poderá leva-lo a ser processado judicialmente por incentivar a população a romper o isolamento social necessário para evitar a disseminação da Covid-19.

1 2 3