A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Da redação

Diante de omissão dos governos em Manaus, apelo à missão internacional

Com colapsos sistemáticos e anunciados do sistema de saúde do Amazonas, o epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz-Amazônia, defendeu, em alerta nesta quinta-feira (21), decretação imediata de lockdown e envio urgente de missão de observadores internacionais para garantir medidas sanitárias. Manaus é vista como maior catástrofe sanitária da pandemia no mundo e como laboratório a céu aberto de necropolítica.

Bolsonaro adotou estratégia de propagar covid-19 para retomar economia

Bastou analisar a sequência de milhares de normas vindas do Governo Bolsonaro em 2020, para pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP e a Conectas Direitos Humanos perceberem uma estratégia institucional sistemática para adoecer toda a população e retomar a economia o quanto antes. Ação do legislativo e do judiciário impediram uma tragédia ainda maior.

Centrais sindicais e governo da Venezuela se unem em apoio a Manaus

O governo bolivariano de Nicolás Maduro fornecerá, por semana, 80 mil m3 de oxigênio a Manaus e as centrais brasileiras farão a captação, transporte e distribuição. Volume equivale a 3 dias de produção das fábricas locais.

Sindicatos querem jornalistas na “linha de frente” para vacina

FENAJ orienta Sindicatos sobre inclusão de jornalistas entre os grupos prioritários de vacinação contra Covid-19 pelo trabalho na linha de frente do enfrentamento à pandemia e alto risco de contaminação.

#TodosPelasVacinas une artistas e cientistas em ações pró-vacinação

Também participam da campanha organizações ligadas à divulgação científica e ao combate à desinformação; objetivo é promover a conscientização sobre a importância da vacinação

China contribuiu com 65% do superávit comercial do Brasil

Desempenho das commodities explica o valor exportado em 2020. Contribuição dos EUA foi negativa.

#AbraceAVacina: organizações da sociedade civil lançam campanha

Direitos Já! e Frente pela Vida se mobilizam para informar a população sobre a importância da vacinação. Lançamento oficial será dia 18 de janeiro.

Redução de jornada de trabalho é discutida em vários países

Antônio Rodrigues de Freitas Júnior comenta proposta do partido espanhol Más País de diminuição da jornada de trabalho para apenas quatro dias úteis, discussão presente também na França e no Japão

Manifesto da OAB/SP exige garantia à vacinação imediata e gratuita

Lançamento de manifesto começa as 17h, desta quinta, pelo Youtube

Gás de cozinha sobe mais que o dobro da inflação em 2020

Elevações de preços atingem mais famílias de baixa renda

General responsável pelo Enem morre de Covid-19

General defendia a manutenção do Enem em meio à aceleração de contágios da pandemia

A pandemia sob o olhar da geopolítica e da cooperação internacional

Publicação disponível on-line traz dados e análises de pesquisadores da área de Geografia Humana da USP sobre os impactos desiguais da pandemia no país e no mundo

1 2 3 31