Governo estuda permitir corte de até 70% nos salários, diz jornal

Equipe econômica segue planejando achatar renda do trabalhador. Na semana passada, o governo foi obrigado a voltar atrás em MP que suspendia salários por quatro meses.

O jornal O Globo antecipou, nesta terça-feira (31), o conteúdo da medida provisória que a equipe econômica do governo prepara para regular as relações trabalhistas durante a pandemia do coronavírus. Ao que tudo indica, o governo deve insistir em achatar a renda do trabalhador, no momento em que ele mais necessita de proteção.

Segundo a publicação, a equipe de Paulo Guedes analisa com o Palácio do Planalto os detalhes de uma medida provisória permitindo às empresas reduzir em até 70% os salários e as jornadas de seus empregados. A ideia seria ter faixas de redução: de 25% e 50%. O seguro desemprego complementaria o salário na mesma proporção da redução.

Por exemplo: se o empregador vai pagar 30% do salário, o governo arcará com o equivalente a 30% do que o trabalhador receberia desse seguro. O texto deve incluir também trabalhadores domésticos e microempresas com faturamento de até R$ 360 mil por ano.

A proposta foi criticada pela economista Monica De Bolle, que vem articulando em favor de propostas como uma renda básica universal para a população. “Não é hora de reduzir salário. Projetos de lei estão sendo preparados para que o Tesouro cubra parte dos salários, como outros países estão fazendo”, afirmou no Twitter.

Na semana passada, o governo já teve de voltar atrás em face da péssima repercussão da Medida Provisória (MP) 927, que previa a suspensão do contrato de trabalho por quatro meses com respectiva suspensão dos salários, sem prever qualquer auxílio governamental para compensar o trabalhador.

Autor