A Batalha da China contra o coronavírus II – “Seja forte, meu filho”

Segunda parte do Especial “A Batalha da China contra o coronavírus – um relatório de atividades diárias de 23 de janeiro a 23 de fevereiro”, com a íntegra do texto publicado, no Brasil, pela editora Contraponto, com tradução de Gaio Doria.

Wang Liju, doutora em medicina respiratória no Hospital da Amizade de Dalian e membro da equipe

O livro traz um precioso registro de como a China lidou e lida com a pandemia que assola (e muda) o mundo em que vivemos. Publicaremos a íntegra em 10 partes.

Leia aqui a primeira parte- Especial: A Batalha da China contra o coronavírus

Neste link o livro em PDF. Boa leitura.

Tempo é vida

“foi enfatizado que informações oportunas e transparentes sobre controle de epidemias devem ser divulgadas ao público e que aqueles que atrasarem os relatórios, ocultarem casos ou subnotificarem serão responsabilizados”

Vista aérea do local do Hospital Huoshenshan, Wuhan / Foto de Xiao Yijiu, – Agência de Notícias Xinhua

Wuhan, 25 de janeiro de 2020 – Tan Wei não pode retornar ao seu posto no Escritório de Construção Urbana de Wuhan hoje à noite. Sua esposa, que trabalha no Departamento de Medicina Respiratória do Hospital Wuhan Número 1, foi diagnosticada com COVID-19. Um contato próximo, Tan deve ficar em casa de quarentena.

No momento, seus colegas estão trabalhando durante toda noite no lago Zhiyin, no distrito de Caidian.

Às 13:18h de 23 de janeiro, a China IPPR Engenharia Internacional, projetista do Hospital Xiaotangshan de Pequim, recebeu uma carta urgente do Escritório de Construção Urbana de Wuhan, solicitando assistência no projeto do Hospital Huoshenshan.

Setenta e oito minutos depois, chegou a Wuhan um projeto completo do Hospital Xiaotangshan, seguido por um painel de arquitetos liderado por Huang Xiqiu.

Huang Xiqiu, 79 anos, consultor-chefe e arquiteto da China IPPR, é especialista em topografia e design. Para a maioria, ele é mais conhecido como o arquiteto do Hospital Xiaotangshan. Dezessete anos atrás, ele liderou a China IPPR na concepção e construção do hospital em sete dias. Hoje, confrontado pelo surto de coronavírus, o veterano arquiteto se ofereceu para dar o seu melhor de novo.

Em 24 de janeiro, centenas de escavadeiras e tratores nivelaram cinco hectares de terreno, equivalente ao tamanho de sete campos de futebol. Cinco milhões de pés cúbicos de terra foram escavados, o suficiente para encher 57 piscinas comuns.

Niu Helong, um motorista que participou dos esforços de socorro às inundações do rio Yangzi, à SARS e ao terremoto de Wenchuan, chegou ao local da construção. Ele acredita que a esperança é a maior força.

Jiang Guixi, funcionário do Terceiro Departamento de Engenharia de Construção da China, também se juntou ao projeto do Hospital Huoshenshan, viajando de sua cidade natal para Wuhan. Fazia duas décadas que ele não regressava para casa durante o Ano-Novo chinês.

Tan Wei está ansioso para se juntar aos seus colegas de trabalho. “Mal posso esperar para construir esse hospital”, diz. “Minha esposa pode receber tratamento lá.”

(traduzido de reportagens do The Pequim News e “Xiake Island” do Diário do Povo)

Wuhan, 26 de janeiro de 2020

– Li Keqiang, primeiro-ministro do Conselho de Estado e chefe do Grupo Central de Prevenção e Controle do COVID-19, convocou uma reunião do grupo líder para fazer planos adicionais. Na reunião, foi enfatizado que informações oportunas e transparentes sobre controle de epidemias devem ser divulgadas ao público e que aqueles que atrasarem os relatórios, ocultarem casos ou subnotificarem serão responsabilizados.

– Em uma coletiva de imprensa na província de Hubei, Zhou Xianwang, prefeito de Wuhan, disse que mais de 5 milhões de pessoas haviam deixado Wuhan para o Ano-Novo Chinês ou para escapar da epidemia. Nove milhões permanecem na cidade.

– O Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Virais, uma unidade do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (China CDC), fez progressos no rastreamento da fonte do novo coronavírus. Ele identificou o ácido nucleico do vírus em 33 de 585 amostras ambientais coletadas no Mercado Huanan de Frutos do Mar, em Wuhan. O vírus foi isolado com sucesso a partir de amostras positivas.

Seja forte, meu filho

Wuhan, 26 de janeiro de 2020 – Em março de 2019, Sun Peng, vice-diretor do Departamento de Emergência do Union Hospital da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, foi transferido para o campus oeste do hospital e encarregado do departamento de emergência. Após o surto de coronavírus no final de dezembro, o campus oeste abriu uma clínica de febre para pacientes ambulatoriais. Sun foi encarregado de ambos os departamentos. Esta manhã, o campus oeste foi transformado em um hospital designado para receber pacientes com COVID-19, um dos muitos hospitais a serem incluídos na lista.

Sun Wanqing, filha de Sun, de catorze anos, não tinha visto o pai por muitos dias. Escreveu uma carta para ele:

Querido pai,

Espero que esta carta o encontre bem no surto da epidemia de pneumonia. Você sempre trabalhou duro e se dedicou ao trabalho. Tem boa reputação entre colegas e pacientes. Lembro-me de suas palavras após sua recente promoção. Você disse que os pacientes confiavam sua saúde e suas vidas a você, que isso era uma responsabilidade muito grande e que era seu dever agir da melhor maneira possível.

Você tinha que sair de casa cedo e voltar tarde e, ocasionalmente, quebrava suas promessas para mim. Você não poderia estar na sala de emergência e ao meu lado ao mesmo tempo. Eu era jovem demais para entender seu trabalho. Eu o critiquei e agora peço perdão.

Por favor, cuide-se no trabalho e tenha cuidado. Não há inverno que não termine, mesmo com o vírus correndo desenfreado.

O tempo passa rápido. Ao mesmo tempo em que o Ano do Porco chega ao fim, o Ano do Rato se aproxima. Desejo-lhe um Feliz Ano-Novo e boa saúde nestes tempos de provação.

Com amor,

Sua filha

Zhang Qing, mãe de Wanqing e anestesista no Union Hospital, viu o que a filha havia escrito e duas linhas chamaram sua atenção. “Os pacientes confiavam sua saúde e suas vidas a você” – estas são as primeiras palavras do juramento de um estudante de medicina.

“Os pacientes confiam sua saúde e suas vidas a mim. Estou determinado a fazer todos os esforços para aliviar a humanidade da dor e da doença, ajudar a melhorar a saúde das pessoas e salvaguardar a santidade e a honra da medicina. Vou curar os feridos e resgatar os moribundos, não importa quais dificuldades estejam à frente.”

Essas foram as mesmas palavras que Zhang Qing havia repetido vinte anos antes, quando ela começou a faculdade de medicina. De alguma forma, sua filha as memorizou e as levou no seu coração.

(traduzido da reportagem “Uma carta – não há inverno que não termine” pela Agência de Notícias Xinhua)

24 Wuhan, 27 de janeiro de 2020

– O presidente Xi Jinping, em seu papel de secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, instruiu que, na batalha contra o coronavírus, todas as organizações, funcionários e membros do Partido devem colocar os interesses do povo acima de tudo, permanecer fiéis à missão fundadora do Partido e seguir a liderança do Partido na vanguarda do combate à epidemia.

– O primeiro-ministro Li Keqiang chegou em Wuhan para inspecionar e direcionar os esforços para conter a epidemia, onde visitou pacientes e trabalhadores médicos.

– O Conselho de Estado emitiu um comunicado sobre a prorrogação do feriado do Ano-Novo chinês em 2020, estendendo o feriado até o dia 2 de fevereiro.

Primeiro-ministro Li Keqiang: Wuhan, permaneça forte!

“Temos suprimentos de todos os tipos, bem como canais de transporte rápidos para produtos frescos e carnes. Transporte e distribuição serão eficientes de acordo com suas necessidades. Garantimos suprimentos suficientes e preços estáveis em Wuhan. Os aproveitadores serão punidos de acordo com a lei”

Um avião de carga descarrega suprimentos médicos no Aeroporto Internacional Tianhe em Wuhan

Wuhan, 27 de janeiro de 2020 – Durante a visita a Wuhan, o premier Li conversou com a equipe da UTI do Hospital Jinyintan por vídeo.

Vocês estão na vanguarda da batalha contra a epidemia há muitos dias, protegendo a vida e a saúde das pessoas. O povo de Wuhan e de toda a China aprecia seu trabalho duro. O controle da epidemia está agora em um estágio crítico. A tarefa mais urgente é fazer o possível para salvar os pacientes e fazer com que cada minuto conte.

Todas as pessoas na China estão apoiando vocês. Por favor, transmitam nossos melhores desejos aos pacientes. Precisamos que vocês fiquem seguros enquanto os salvam. A boa saúde de vocês dá mais esperança de cura aos pacientes e mais confiança ao país para vencer a epidemia. Obrigado por tudo o que fazem. Por favor, tomem cuidado. Precisamos que vocês liguem para suas famílias todos os dias, não importa o quão ocupados estejam, para que eles saibam que vocês estão seguros.

O premiê Li emitiu um grito de guerra aos trabalhadores no canteiro de obras do Hospital Huoshenshan. “Lutar contra a epidemia é uma corrida contra o tempo. O hospital, uma vez concluído, será um paraíso para a admissão oportuna de pacientes. Devemos garantir que todos os pacientes recebam tratamento médico.”

Ele visitou o Laboratório de Biossegurança do Centro Provincial de Hubei para Controle e Prevenção de Doenças.

O controle efetivo da epidemia em Wuhan ajuda a aumentar a confiança em todo o país. Suas propostas estão sendo implantadas. Além da assistência profissional da área médica e suprimentos enviados anteriormente, 2,5 mil médicos, especialmente enfermeiros, chegarão em dois dias; e 20 mil pares de óculos de proteção estarão disponíveis esta tarde. As autoridades tomarão diversas medidas para garantir o fornecimento diário de roupas de proteção para Wuhan. O governo central tomará as medidas necessárias e mobilizará os esforços possíveis para fornecer tudo o que vocês precisam – pessoal, suprimentos ou recursos. O grupo de liderança central continuará liderando e coordenando os esforços para controlar a epidemia.

O primeiro-ministro Li conversou com residentes locais no supermercado em Wushang.

As pessoas do resto do país estão garantindo e suportando vocês. Temos suprimentos de todos os tipos, bem como canais de transporte rápidos para produtos frescos e carnes. Transporte e distribuição serão eficientes de acordo com suas necessidades. Garantimos suprimentos suficientes e preços estáveis em Wuhan. Os aproveitadores serão punidos de acordo com a lei.

No supermercado, o primeiro-ministro Li se juntou aos moradores, cantando “Wuhan, permaneça forte!

(traduzido de reportagens do People’s Daily e Pequim Youth Daily)

Wuhan, 28 de janeiro de 2020

– O presidente Xi Jinping encontrou o diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus. Xi disse: “A segurança e a saúde das pessoas virão sempre em primeiro lugar. O controle da epidemia é a tarefa mais importante da China no momento.” Xi descreveu a epidemia como “um demônio” e insistiu que a China não daria lugar para ele se esconder. Ele observou que o governo chinês respondeu ativamente às preocupações de todos os lados e reforçou a cooperação com a comunidade internacional. Dr. Tedros elogiou a determinação política do governo chinês e as medidas eficazes para combater a epidemia. Disse que a China divulgou informações de maneira aberta e transparente, identificou o vírus com velocidade recorde e compartilhou sua sequência genética com a OMS e com outros países em tempo hábil. Comentou que as medidas tomadas na China não foram para proteger apenas seu próprio povo, mas todos os povos do mundo.

– A Comissão Nacional de Saúde e a Administração Nacional de Medicina Tradicional Chinesa lançaram em conjunto a quarta edição experimental do Diagnóstico e Esquema de Tratamento para o COVID-19. Todas as instituições médicas estão aconselhadas a aplicar terapia integrada com medicina tradicional chinesa e medicina ocidental, estabelecendo um sistema de consultas integradas.

(continua)