A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Ana Prestes

Ana Prestes é cientista social. Mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG. Dirigente nacional do PCdoB. E neta de Luiz Carlos Prestes.
De Olho no Mundo, por Ana Prestes

O processo de impeachment de Donald Trump foi aprovado pela Câmara dos Representantes dos EUA e é o destaque da análise da cientista política Ana Prestes. A atuação do secretário de Estado americano Mike Pompeo, o estado de saúde de Evo Morales, as reclamações eleitorais do candidato presidencial Andrés Arauz no Equador, a reação do México para imunizar trabalhadores do país que estão nos EUA, uma nova caravana de migrantes da América Central rumo aos EUA, a violência na Colômbia, a Lei de Interrupção Voluntária da Gravidez na Argentina, a despenalização do aborto no Chile e o questionamento sobre transações entre Paraguai e o governo autoproclamado de Guaidó são outros assuntos da nota desta quinta-feira (14).

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

Os ataques de Israel à Síria com o apoio dos EUA foram intensificados desde novembro e são o destaque da nota desta quarta-feira (13). A afirmação falsa do secretário de Estado Mike Pompeo sobre a proximidade da Al Qaeda com o Irã, a condução do segundo processo de impeachment de Trump, o pronunciamento do presidente francês Macron sobre a soja brasileira, as eleições presidenciais em Uganda, o enfrentamento entre grevistas e governo Modi na Índia, a reação das empresas de tecnologia depois da invasão do Capitólio e o novo protocolo para os passageiros que embarcam rumo aos EUA são outros assuntos analisados pela cientista política Ana Prestes.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

O possível impeachment de Donald Trump e a preocupação com a segurança na posse de Joe Biden nos EUA são os destaques da análise da cientista política Ana Prestes. O auto perdão presidencial de Trump e a inclusão de Cuba à lista americana de países terroristas, o evento internacional sobre desmatamento sem a presença do Brasil, a pesquisa sobre a origem do coronavírus, a construção de casas por parte de Israel em desacordo com a lei internacional, o fechamento das fábricas da Ford no Brasil e a vacinação contra Covid-19 no mundo são outros assuntos da nota desta terça-feira (12).

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

Os fatores que levaram à invasão do Capitólio nos EUA por apoiadores de Donald Trump e a repercussão na política americana são os destaques da análise da cientista política Ana Prestes. O recorde de mortes diárias por Covid-19 e o não julgamento de policiais no caso em que Jacob Blake foi baleado pelas costas são outros temas que ocorreram nos EUA. A posse dos novos parlamentares na Venezuela, a manutenção do cárcere de Julian Assange e o fim do boicote comercial ao Catar são completam a nota desta quinta-feira (7).

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

Na primeira edição de 2021 do De Olho no Mundo, a analista internacional Ana Prestes destaca a entrevista do Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, sobre os objetivos centrais da diplomacia chinesa, a tentativa de Donald Trump de fraudar as eleições no estado da Georgia visando reverter sua derrota para Joe Biden, o primeiro ano do assassinato do general iraniano Qasem Soleimani, a negativa da justiça britânica de extraditar Julian Assange para os EUA e os novos desafios de Cuba ao completar 62 anos de sua Revolução.

A lição que vem da Argentina, por Ana Prestes

Uma luta histórica das argentinas assegurará o direito das mulheres fazerem um aborto seguro, legal e gratuito.

De Olho no Mundo – Retrospectiva 2020, por Ana Prestes

A cientista política e analista internacional Ana Prestes faz um balanço dos principais acontecimentos de 2020, ano marcado pela maior crise sanitária em mais de um século provocada pela pandemia de Covid-19 e que teve grandes impactos econômicos, políticos e sociais.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

As atualizações sobre a vacinação contra Covid-19 no mundo são destaque da nota internacional desta terça-feira (22). A reunião para atrair os EUA de volta ao acordo nuclear firmado com o Irã, a presidência do Mercosul e a incorporação da Bolívia ao bloco comercial, a atuação de Juan Guaidó na Venezuela, o relatório da OCDE sobre o Brasil e a missão espacial da China são outros assuntos analisados pela cientista política Ana Prestes.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A reaproximação entre Israel e Marrocos com interferência diplomática dos EUA é o destaque da análise de Ana Prestes. As declarações dos países integrantes do PROSUL, a reunião do Colégio Eleitoral norte-americano, as manifestações na Polônia, o tratamento de Luis Arce no Brasil, a vacinação nos EUA, as negociações do Brexit, a reunião do Acordo de Paris sem o Brasil e a morte da telegrafista que comunicou a rendição da Alemanha nazista são outros assuntos da nota internacional desta segunda-feira (14).

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

As negociações em torno do Brexit entre Reino Unido e União Europeia são destaque na análise de Ana Prestes nesta quarta-feira (9). O fim do conflito armado em Tigré, na Etiópia, as sanções dos EUA a autoridades na China, o comércio entre Irã e Venezuela, o aumento de casos de Covid-19 na Alemanha, a produção de vacinas para demanda global, o projeto de lei sobre aborto na Argentina e a vacinação no México são outros temas analisados pela cientista política.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A morte do ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vazquez, e as eleições legislativas na Venezuela são destaques na análise da cientista política Ana Prestes. A vacinação da Covid-19 no Reino Unido e na Rússia, os números da doença no mundo, o novo chanceler da Síria, a exportação de minério de ferro para a China, as relações diplomáticas entre Irã e EUA e a greve de trabalhadores na Índia são outros assuntos desta segunda-feira (7).

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

O primeiro encontro entre o presidente argentino, Alberto Fernández, e Jair Bolsonaro é um dos destaques da análise internacional de Ana Prestes nesta segunda feira (30). A morte do físico nuclear iraniano Mohsen Fajrizade em um ataque terrorista, o “Movimiento San Isidro” em Cuba, a criação de uma agência espacial latino americana, a suspeição sobre a morte de Maradona, a ação do grupo terrorista Boko Haram na Nigéria são outros temas analisados pela cientista política.

1 2 3 10