A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Ana Prestes

Ana Prestes é cientista social. Mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG. Dirigente nacional do PCdoB. E neta de Luiz Carlos Prestes.
De Olho no Mundo, por Ana Prestes

Completa-se o primeiro mês desde que o Talibã assumiu o controle do Afeganistão. Os acontecimentos nesse período, entre eles o anúncio do governo provisório, é o principal destaque da análise internacional de Ana Prestes. Outros temas analisados são: a disputa eleitoral na Alemanha que encerrará 16 anos do governo de Angela Merkel, as relações entre China e EUA, o golpe militar na Guiné-Conacri, as novidades nas investigações sobre a morte do presidente Jovenal Moise, do Haiti, a tentativa do governo peruano para convocar uma Assembleia Constituinte e a derrota do presidente Alberto Fernandez nas eleições primárias da Argentina.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A vitória trabalhista nas eleições parlamentares da Noruega possibilitará a formação de uma ampla aliança de esquerda para assumir o governo do país nórdico. Esse é um dos destaques da análise internacional de Ana Prestes junto com as eleições primárias da Argentina, a morte do líder guerrilheiro peruano Abimael Guzmán, o avanço das negociações entre o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica, o encontro entre os presidentes Putin, da Rússia, e Assad, da Síria e o pronunciamento de Michele Bachelet, presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre os ataques de garimpeiros brasileiros contra povos Yanomami e Munduruku.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

O novo chanceler peruano, Oscar Maúrtua, a passagem de Kamala Harris pela Ásia, a reunião do G7 sobre a crise afegã, a política anti-imigração grega, as eleições presidenciais no Chile e os terremotos no Haiti

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A proclamação da vitória de Pedro Castillo depois de seis semanas das eleições presidenciais no Peru é um dos destaques principais da análise internacional de Ana Prestes, que também trata da posse de Ariel Henry como primeiro ministro do Haiti, das investigações da participação dos Estados Unidos e da Argentina no golpe de 2019 na Bolívia, a retormada do julgamento do ex-presidente sulafricano Jacob Zuma, das denúncias de espionagem feitas pelo software israelense Pegasus e a tentativa dos Estados Unidos de imputar à China atos criminosos em “ações cibernéticas desestabilizadoras”.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A original forma de escolha de candidatos a presidente do Chile é o principal destaque na análise internacional de Ana Prestes, que também aborda, nesta segunda-feira (19), as investigações sobre o assassinato de Jovenal Moise, presidente do Haiti, a tentativa de Joe Biden de constranger o governo cubano, os protestos e distúrbios na na África do Sul, a falta de entendimento entre as forças político-religiosas do Líbano para compor um novo governo, a tensão entre a União Europeia e a Hungria em razão das políticas homofóbicas do governo de Viktor Orban e o crescimento da empresa chinesa Xiaomi.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

O resultado das eleições presidenciais no Irã e seus desdobramentos na política internacional são destaques na análise internacional da cientista política Ana Prestes desta quarta-feira (23). Outros temas também abordados são: as eleições francesas, o veto da UEFA ao pedido de iluminação do estádio Allianz Arena com as cores LGBT, a contestação de Keiko Fujimori ao resultado das eleições peruanas, a votação na ONU da resolução contra o bloqueio estadunidense a Cuba, a vacinação na China, o encontro entre Biden e Putin e o lançamento do livro que contará os bastidores do governo Trump no combate à pandemia.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A crescente tentativa dos Estados Unidos em tentar reduzir os avanços da China nas relações internacionais é um dos destaques na análise internacional da cientista política Ana Prestes desta segunda-feira (14). Outros temas também abordados são: a cúpula do G7, a volta do Brasil, como membro não permanente ao Conselho de Segurança da ONU, as eleições presidenciais no Peru, a troca de Benjamin Netanyahu por Naftali Bennett, em Israel, a visita da CIDH à Colômbia e o segundo turno das eleições para governador no Chile.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A contagem de votos para a presidência do Peru está próxima do fim e é o destaque das Notas Internacionais desta terça-feira (8). A cientista política Ana Prestes analisa as eleições no México, os protestos na Colômbia, o possível boicote americano às Olímpiadas de Inverno de Beijing, o autoritarismo no Haiti e o a viagem da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, à Guatemala e ao México para estancar o fluxo imigratório rumo aos EUA

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A cientista política Ana Maria Prestes analisa os fatos mais significativos da conjuntura internacional. Destaque para a disputa presidencial no Peru, cujo segundo turno ocorrerá no dia 6 de junho. Ainda na América Latina, Ana Prestes analisa os protestos na Colômbia, que completaram um mês no dia 28 de junho. Também são analisados o encontro presencial entre Joe Biden e Vladimir Putin, previsto para ocorrer no dia 12 de junho, e o reconhecimento, pela Alemanha, das atrocidades cometidas contra o povo da Namília.

Não são 30 pesos, são 30 anos – o que está acontecendo no Chile, por Ana Prestes

Os acontecimentos mais recentes no país andino passaram um recado: não tentem mais tomar decisões sem o povo.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

Palestina, Colômbia, Chile e vacinas contra a Covid-19 concentram a análise desta terça-feira (18) da cientista política Ana Prestes em sua coluna. Na Palestina os ataques israelenses seguem de forma ainda mais agressiva enquanto não evoluem na ONU as tentativas de cessar fogo em função da postura da Alemanha e dos EUA de amenizar as agressões. Na Colômbia, apesar da busca de negociações, segue a conduta agressiva do governo contra manifestantes. Já no Chile, o resultado das eleições realizadas no final de semana consagrou uma vitória da oposição e uma perspectiva de mudanças no país a partir da elaboração da nova Constituição. Por fim, o diretor da OMS, Tedros Adhanom alerta que o mundo vive apartheid de vacinas deixando países e populações mais pobres sob grave risco.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

O conflito entre israelenses e palestinos preocupa o mundo e é o destaque das notas internacionais desta quinta-feira (13). A cientista política Ana Prestes também comenta a situação na Colômbia, a negociação de dívidas da Argentina, o ataque hacker ao maior oleoduto nos EUA, o projeto de lei que extingue o licenciamento ambiental no Brasil, a realização (ou não) dos Jogos Olímpicos no Japão, a movimentação de Guaidó na Venezuela e a eleição da nova Assembleia Constituinte no Chile

1 2 3 12