A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Ana Prestes

Analista internacional, doutora em Ciência Política pela UFMG e diretora da Fundação Maurício Grabois, integra o Comitê Central e a Comissão de Política e Relações Internacionais do PCdoB.
A mais linda abuela, por Ana Prestes

A gente pensa que é pra sempre.

A hipocrisia do boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022

O boicote terminará por ser um fator a mais de revelação de contradições internas dos EUA e sua dificuldade de atuação no cenário internacional em um mundo que cada vez mais contesta suas guerras, fake news e ditames autoritários.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

Completa-se o primeiro mês desde que o Talibã assumiu o controle do Afeganistão. Os acontecimentos nesse período, entre eles o anúncio do governo provisório, é o principal destaque da análise internacional de Ana Prestes. Outros temas analisados são: a disputa eleitoral na Alemanha que encerrará 16 anos do governo de Angela Merkel, as relações entre China e EUA, o golpe militar na Guiné-Conacri, as novidades nas investigações sobre a morte do presidente Jovenal Moise, do Haiti, a tentativa do governo peruano para convocar uma Assembleia Constituinte e a derrota do presidente Alberto Fernandez nas eleições primárias da Argentina.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A vitória trabalhista nas eleições parlamentares da Noruega possibilitará a formação de uma ampla aliança de esquerda para assumir o governo do país nórdico. Esse é um dos destaques da análise internacional de Ana Prestes junto com as eleições primárias da Argentina, a morte do líder guerrilheiro peruano Abimael Guzmán, o avanço das negociações entre o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica, o encontro entre os presidentes Putin, da Rússia, e Assad, da Síria e o pronunciamento de Michele Bachelet, presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre os ataques de garimpeiros brasileiros contra povos Yanomami e Munduruku.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

O novo chanceler peruano, Oscar Maúrtua, a passagem de Kamala Harris pela Ásia, a reunião do G7 sobre a crise afegã, a política anti-imigração grega, as eleições presidenciais no Chile e os terremotos no Haiti

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A proclamação da vitória de Pedro Castillo depois de seis semanas das eleições presidenciais no Peru é um dos destaques principais da análise internacional de Ana Prestes, que também trata da posse de Ariel Henry como primeiro ministro do Haiti, das investigações da participação dos Estados Unidos e da Argentina no golpe de 2019 na Bolívia, a retormada do julgamento do ex-presidente sulafricano Jacob Zuma, das denúncias de espionagem feitas pelo software israelense Pegasus e a tentativa dos Estados Unidos de imputar à China atos criminosos em “ações cibernéticas desestabilizadoras”.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A original forma de escolha de candidatos a presidente do Chile é o principal destaque na análise internacional de Ana Prestes, que também aborda, nesta segunda-feira (19), as investigações sobre o assassinato de Jovenal Moise, presidente do Haiti, a tentativa de Joe Biden de constranger o governo cubano, os protestos e distúrbios na na África do Sul, a falta de entendimento entre as forças político-religiosas do Líbano para compor um novo governo, a tensão entre a União Europeia e a Hungria em razão das políticas homofóbicas do governo de Viktor Orban e o crescimento da empresa chinesa Xiaomi.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

O resultado das eleições presidenciais no Irã e seus desdobramentos na política internacional são destaques na análise internacional da cientista política Ana Prestes desta quarta-feira (23). Outros temas também abordados são: as eleições francesas, o veto da UEFA ao pedido de iluminação do estádio Allianz Arena com as cores LGBT, a contestação de Keiko Fujimori ao resultado das eleições peruanas, a votação na ONU da resolução contra o bloqueio estadunidense a Cuba, a vacinação na China, o encontro entre Biden e Putin e o lançamento do livro que contará os bastidores do governo Trump no combate à pandemia.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A crescente tentativa dos Estados Unidos em tentar reduzir os avanços da China nas relações internacionais é um dos destaques na análise internacional da cientista política Ana Prestes desta segunda-feira (14). Outros temas também abordados são: a cúpula do G7, a volta do Brasil, como membro não permanente ao Conselho de Segurança da ONU, as eleições presidenciais no Peru, a troca de Benjamin Netanyahu por Naftali Bennett, em Israel, a visita da CIDH à Colômbia e o segundo turno das eleições para governador no Chile.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A contagem de votos para a presidência do Peru está próxima do fim e é o destaque das Notas Internacionais desta terça-feira (8). A cientista política Ana Prestes analisa as eleições no México, os protestos na Colômbia, o possível boicote americano às Olímpiadas de Inverno de Beijing, o autoritarismo no Haiti e o a viagem da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, à Guatemala e ao México para estancar o fluxo imigratório rumo aos EUA

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A cientista política Ana Maria Prestes analisa os fatos mais significativos da conjuntura internacional. Destaque para a disputa presidencial no Peru, cujo segundo turno ocorrerá no dia 6 de junho. Ainda na América Latina, Ana Prestes analisa os protestos na Colômbia, que completaram um mês no dia 28 de junho. Também são analisados o encontro presencial entre Joe Biden e Vladimir Putin, previsto para ocorrer no dia 12 de junho, e o reconhecimento, pela Alemanha, das atrocidades cometidas contra o povo da Namília.

Não são 30 pesos, são 30 anos – o que está acontecendo no Chile, por Ana Prestes

Os acontecimentos mais recentes no país andino passaram um recado: não tentem mais tomar decisões sem o povo.

1 2 3 12